O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

VARIEDADES - Alunos do Quintino Rizzieri lançam jornal JQ Criar

Jornal contendo notícias e ações desenvolvidas pelos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Quintino Rizzieri é lançado nesta quinta-feira, 22, e privilegia leitura e escrita.



A leitura é uma das práticas ou técnicas que promovem a aprendizagem. Pensando por este prisma a (EMEF) Escola Municipal de Ensino Fundamental Quintino Rizzieri, do Jardim Elizabete, em Içara, lança nesta quinta-feira, 22, às 9h, o “JQ Criar”, jornal que nasce para ser um periódico trimestral e desempenhar funções pedagógicas.
A ação faz parte do Projeto da Leitura e Escrita, que visa desenvolver, aprimorar e incutir essas práticas entre os educandos. Há também Mural do Escritor e Hora da História.
De acordo com Jaqueline dos Santos, diretora do Quintino Rizzieri, a iniciativa deverá ter continuidade no próximo ano, uma vez que os resultados começam a serem notados na comunidade escolar.
“Fico orgulhosa ao ver um sonho antigo que está sendo realizado com toda a equipe da escola. É uma experiência muito importante, percebemos a empol-gação dos alunos, que nos procuram a respeito das matérias e fotos que estão produzindo. Além disso há uma troca entre discentes, docentes e família”, declarou a diretora.
O primeiro exemplar do JQ Criar teve a confecção prejudicada pelo surto da Gripe A, no entanto foi editado com muita força de vontade com a coletânea de atividades e acontecimentos da unidade escolar no decorrer deste ano. Temas como hábito da leitura, entrega de revista para os alunos, criação de histórias com a utilização de fantoches, trabalhos desenvolvidos pelas disciplinas e material fotográfico produzido nas programações do Quintino Rizzieri, estão no jornal que promete fazer sucesso e se manter atuante.
“Promovemos assim a integração das notícias do cotidiano escolar com toda a sua comunidade (pais, alunos, professores). Desta forma os discentes tem a oportunidade de ver o que escreveram impresso no jornal e podem ter o trabalho mais valorizado”, explicou a professora Zumara Bacis Guglielmi.
O conteúdo do jornal deverá ser incrementado e ganhar editorias como piada, fofocas (fatos ocorridos na escola que merecem destaque) e trabalhos desenvolvidos nos três meses que antecedem cada publicação. A expectativa é que o sucesso seja condizente com a atitude inovadora de quem pensa Educação como processo dinâmico, cujas possibilidades acompanham a capacidade empreendedora de quem planeja e executa o processo de ensino-aprendizagem.
Os recursos são da própria instituição e nos trabalhos pretende-se ampliar ainda mais a participação dos educandos.
Neste caso, parabéns a toda a equipe da Escola Quintino Rizzieri.

Nenhum comentário:

Postar um comentário