O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

VARIEDADES - Exposição mostra que a brincadeira também ensina


CEIs Algodão Doce e Paraíso da Mamãe expõem trabalhos no estacionamento do Supermercados Giassi, demonstrando que a criança pode produzir materias com qualidade e aprender com o lúdico.

Projeto Pedagógico “No Mundo Encantado da Literatura” dos Centros de Educação Infantil ( CEIs) Algodão Doce e Paraíso da Mamãe, de Içara, inova e realiza, como culminância, uma exposição dos trabalhos confeccionados, no estacionamen to do Supermercado Giassi, no Centro.
Participaram das atividades as turmas do berçário até o pré-escolar. As crianças ulilizaram o corpo para fazer o material, como mãos, pés, e receberam a ajuda dos pais nas tarefas que iam para casa.
Deste modo, além de trabalhar aspectos importantes para o desenvolvimento dos alunos, o projeto aproximou um pouco ma-is família, comunidade e escola.
“O que foi construído faz parte da vida deles”, ressaltou a diretora dos CEIs responsáveis pela exposição, Maria Inês Vieira Cas-caes. Os objetos reproduzi-dos, como carrinhos e outros brinquedos, partem da realidade das crianças e lhes inicia na dimensão da fantasia, favorecendo o desenvolvimento da criati-vidadee sensibilidade.
De acordo com ela “as crianças foram participa-tivas e ficaram muito em-polgadas ao verem os trabalhos deles montados no local. Queriam pegar os brinquedos, apontam que era criação deles”.
Maria Inês lembra que muitas pessoas pensam que os CEIs são espaço, apenas, de brincadeira e de diversão sem propósito. No entanto, são ambientes de educação, onde são dados os primeiros passos no mundo da aprendizagem formal e sitemática, literalmente, pelos baixinhos.
Com o Projeto Pedagógico “No mundo Encantado da Literatura” os alunos a-prenderam assuntos como cores, por exemplo. Há mé-todos e planejamento que priorizam o lúdico como forma de transmitir conhecimentos e trabalhar con-téudos coerentes com a i-dade dos alunos.
Afinal de conta, não se pode trabalhar com tal pú-blico como quem trabalha com gente grande. Ao apresentar a literatura através de músicas, histórias, pinturas, desenhos e demais exercícios atrativos obtém-se maior qualidade nos resultados. “Fico emocionada ao vermos que somos capazes, os educandos não veêm ao CEI apenas para brincadeira sem finalidade. O lúdico é empregado como método de a-prendizagem”, declarou a diretora das duas unidades de educação de Içara.
A exibição do material produzido pelos discentes, que já dura uma semana, deve ficar até está terça-feira, 20, no espaço e já tem sucesso garantido, com sabor de quero mais. Certamente novas edições e ações parecidas farão parte do calendário dos CEIs Algodão Doce e Paraí-so da Mamãe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário