O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 10 de março de 2010

DISTRITO - Mais peixes são encontrados mortos na Lagoa dos Esteves

Conforme relato de Edenir Darella, cujo açude do sítio desemboca na Lagoa dos Esteves, no último domingo, dia 7 de março ele enterrou cerca de 500 peixes mortos sem causa aparente.



Mesmo passando um mês da primeira aparição dos peixes mortos na Lagoa dos Esteves, os órgãos ambientais competentes não chegaram a um laudo oficial sobre as mortes, e novos casos foram registrados domingo e segunda-feira, no sítio de E-denir Darella, que desemboca na Lagoa dos Esteves, e, segundo a funcionária da Fundação de Meio Ambiente de Içara (Fundai) Mari-ah Silva Réus, a entidade foi informada por um superintendente, próximo das 18h.
Conforme o relato de Darella, ele avistou os peixes quando foi visitar o sítio, a-pós as fortes chuvas. “Enterrei cerca de 500 peixes de várias espécies”, relata
Ele afirma ter entrado em contato com a Fundação Municipal do Meio Ambiente de Içara (Fundai). O morador também relata que, um empreendimento da Criciúma Construções estava com as tubulações desembocando nas nascentes, e que por esse motivo ele acionou os órgãos competentes, que acionaram a retirada da tubulação. “Mas a água que era um espelho, agora ta um barro”, finaliza o dono.
O funcionário da Fundai, Múcio Júnior, explica que há mais de três meses já houve a mudança, e que causou a erosão do solo. Já o biólogo Ricardo Garcia, diz que por se tratar de um açude particular, eles não têm a autonomia para recolher a água para análise. “Estamos observando o local, já que ele deságua na Lagoa, e estamos atentos também à acidez do local”, finaliza Garcia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário