O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

POLÍCIA - Policial de Vila Nova atende pedido e projeta novas rondas

O Cabo Deloir Ilíbio, responsável pelo posto policial da Vila Nova, afirmou ter começado um novo projeto de rondas depois de um pedido de atenção de moradores de localidade vizinha.



Cerca de 40 moradores do Loteamento Ana Elisa, no bairro Vila Nova, estiveram reunidos com cabo Deloir Ilíbio, conhecido por Beco, responsável pelo posto da Polícia Militar (PM) na comunidade, para reclamar da falta de segurança na localidade.
Eles pediram apoio e que a guarnição militar esteja mais presente na comunidade, aumentando as rondas, principalmente, na parte da noite.
O Cabo Ilíbio se colocado a disposição para ajudar a comunidade no que for preciso. O trabalho da Polícia Comunitária é justamente estar próximo da população e ser um elo de ligação entre as duas partes, comunidade e polícia.
Como meta, a Polícia Comunitária tem o envolvimento da sociedade disponível, voluntariamente, para auxiliar na busca de soluções as causas da violência e da criminalidade.
Ainda com essa intenção, existe a pretensão dA PM em formar um Conselho Comunitário de Segurança, (Conseg), em Vila Nova. Atualmente, existem apenas o do Centro e do Balneário Rincão.
“Depois da reunião, realizada com a comunidade, começamos um novo turno de rondas pela localidade, coibindo os infratores, deixando os moradores satisfeitos”, comentou o cabo.
Ele afirmou que está sendo revista uma data para uma nova reunião, na mesma localidade, onde também já será avaliada a formação de um Conseg, que poderá ter a união entre Vila Nova, A-na Eliza e Jussara. “As comunidades, já aceitaram bem o projeto o que falta mesmo é por a ideia em prática, pois Içara é uma cidade que vem crescendo e precisa de um reforço nessa área”, finalizou.
Beco aguarda a aprovação do Governo do Estado para o início das obras do Centro de Multiuso que será construído na localidade. Através do projeto Polícia Comunitária, a intenção é juntar recursos e voluntários para realizar as ações sociais programadas para o local. ”O que o projeto quer é mobilizar o máximo de pessoas para transformar este centro em um local de resultados. Pensando, principalmente, nos jovens que estão crescendo aí fora, de qualquer maneira, assim tendo sérios problemas no futuro. Educação e profissionalização são duas importantes ferramentas a serem usadas”. comenta.
Após o aval da Polícia Militar Estadual, o projeto será executado através do apoio da iniciativa privada. Algumas empresas já se colocaram a disposição. E, a meta é convidar outros empresários da cidade e região para também integrar a proposta. O local oferecerá aulas gratuitas de cursos profissionalizantes e outras atividades para crianças e adolescentes carentes do bairro. “Já temos parceria firmada para oferecer curso profissionalizante de padeiro e confeiteiro. A proposta é que as crianças venham para cá no período em que não estejam na escola, como acontece com o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, o Peti”, explica.
Os resultados alcançados com a atuação da Polícia Comunitária a população tem procurado ajuda e está mais aberta para as questões de segurança nos bairros. “Conseguimos evitar o fechamento de um estabelecimento no bairro, após uma ação efetiva de patrulhamento e atenção. Estamos a disposição da comunidade e pretendemos estender estas ações para que a população se sinta mais segura e confiante”.
A construção do Centro Multiuso será em anexo ao posto policial da Vila Nova, às margens da Rodovia, SC-444 em Içara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário