O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

VARIEDADES - Superstição: Sexta-feira 13 é dia de azar. O que você acha?

Muitas pessoas saem de casa receosas para encarar o dia numa sexta-feira 13 e o medo vem da crença de que quando o dia 13 de um mês cai numa sexta-feira, este é um dia de azar. Será?

A união do número 13 com uma sexta-feira costuma ser relacionada pelas pessoas com o azar. Isso se deve a uma superstição antiga, repassada de geração em geração. No Dicionário Aurélio, a palavra superstição é definida como “desvio do sentimento religioso, fundado no temor ou na ignorância, e que empresta caráter sagrado a certas práticas destituídas de qualquer transcendência; crendice”. Isto significa que a superstição é uma crença que não tem fundamento lógico ou científico, é apenas uma prática transmitida entre as gerações, como entrar em algum lugar com o pé direito, bater na madeira para isolar o azar, ficar longe de gato preto, entre outras.
No caso da “Sexta-feira 13”, poucas pessoas sabem a origem da superstição. Segundo o historiador Rainer Sousa, em artigo publicado no Portal Brasil Escola, as possibilidades de explicação para esta crença se encontram difundidas em diferentes culturas espalhadas ao redor do mundo. Uma das mais conhecidas justificativas conta que Jesus Cristo foi perseguido por esta data. Antes de ser crucificado em uma sexta-feira, o salvador celebrou uma ceia que, ao todo, contava com 13 participantes.
Outra explicação remonta à consolidação do poder monárquico na França, especificamente quando o rei Felipe IV sentia-se ameaçado pelo poder e influência exercidos pela Igreja dentro de seu país. Para contornar a situação, tentou se filiar à prestigiada ordem religiosa dos Cavaleiros Templários, que, por sua vez, recusou a entrada do monarca na corporação. Enfurecido, segundo relatos, teria ordenado a perseguição dos templários na sexta-feira, 13 de outubro de 1307.
De acordo com outra história, a maldição tem a ver com o processo de cristianização dos povos bárbaros que invadiram a Europa no início do período medieval. Antes de se converterem à fé cristã, os escandinavos eram politeístas e tinham grande estima por Friga, deusa do amor e da beleza. Com o processo de conversão, passaram a amaldiçoá-la como uma bruxa que, toda sexta-feira, se reunia com onze feiticeiras e o demônio para rogar pragas contra a humanidade.
Apesar das histórias que explicam a origem da superstição, muitas pessoas consideram o 13 um número de sorte. Na numerologia, o 13, por meio da somatória de seus dígitos, é um numeral próximo ao quatro, compreendido como um forte indício de boa sorte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário