O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

VARIEDADES - Psicólogo lança coluna sobre comportamento no JI

O psicólogo e professor universitárioSergio Gobbi, que é natural de Porto Alegre e vive há dois anos em Içara; começa a escrever uma coluna semanal no Jornal Içarense sobre comportamento.

(Alex Cichella/Jornal Içarense)

Com o objetivo de escla-recer, responder e discutir sobre o comportamento hu-mano, o psicólogo e profes-sor universitário Sergio Gobbi lança a coluna Vida e Comportamento.
Os textos serão publica-dos semanalmente, a partir de fevereiro, na Página Do-is do Jornal Içarense (JI).
“A ideia da coluna é fa-zer uma análise crítica das atitudes das pessoas, com um vocabulário simples, para que todos entendam facilmente. Içara está cres-cendo e a comunidade não está se dando conta disso. Por isso, alguns comporta-mentos devem ser discuti-dos”, ressalta o psicólogo.
Além disso, Gobbi abre o espaço para receber su-gestões de temas e pergun-tas. “Quero interagir com os leitores. Para isso, dispo-nibilizo meu contato. As perguntas serão respondi-das em forma de texto na coluna Vida e Comporta-mento. Convido os leitores a participarem”, destaca o novo colunista do JI.
Perguntas e sugestões de temas podem ser enviadas para os seguintes e-mails: gobbi@contato.net ou no jornalicarense@gmail.com.
Sergio Gobbi mora há do-is anos em Içara, no bairro Jardim Silvana. O psicólo-go acredita que os textos para o jornal o ajudarão a exercitar a escrita e conhe-cer um pouco mais sobre o povo içarense, com o qual se identificou muito.
“Já morei em Porto Ale-gre, Florianópolis, Criciú-ma, entre outras cidades. Em Içara percebi que as di-ferenças sociais não são tão gritantes como nestes outros municípios. Aqui parece que as pessoas são mais iguais, mais acolhe-doras. Os içarense ainda conservam características de cidade do interior, ape-sar de ser um município em crescimento”, observa.
Outra característica de Içara que chamou a aten-ção do psicólogo foi a na-tureza. “No bairro onde moro há dois hectares de área verde. Já vi diversas es-pécies de animais, as mais curiosas foram os tucanos e as aracuãs. Vejo beija-flo-res todos os dias”, relata.
Segundo Gobbi, encon-trar sotaques diferentes dentro de um mesmo terri-tório também foi surpre-endente. “Dentro do muni-cípio, no bairro Morro Bo-nito, por exemplo, vi pes-soas falando com sotaque italiano. Isto é fascinante, pois mostra que o povo con-serva a cultura”, enfatiza.
Sergio Gobbi tem Mestra-do em Educação, pela Uni-versidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), de (1998-2000); Especializa-ção em Psicologia Clínica (1995-2002); Especializa-ção em Abordagem Cen-trada na Pessoa de Carl Rogers (1994-1995); Gra-duação em Psicologia (1983-1992), pela Universi-dade do Vale do Rio dos Si-nos (UNISINOS).
Gobbi tem livros e arti-gos publicados. Já foi pro-fessor universitário em di-versas instituições da regi-ão. Em Santa Catarina co-meçou a dar aulas em 1995.
Na dissertação de mes-trado tratou da compreen-são do comportamento hu-mano. E, agora, divide o co-nhecimento em Içara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário