O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Colunista Edna Benedet

Seguro desemprego

O seguro desemprego tem por objetivo, assegurar ao trabalhador em caso de demissão sem justa causa, meios de sobrevivência até a conquista de nova vaga no mercado de trabalho que lhe garanta o seu sustento e de sua família.
O governo federal decidiu colocar em prática o artigo 8° da Lei nº 7.998/90, ou seja, o trabalhador que recusar ofertas de emprego poderá ter seu benefício do seguro desemprego cancelado ou até mesmo não concedido.
O governo pretende implantar em todo País ate final do ano, o Portal Mais Emprego. Assim, se o trabalhador ficar desempregado, tão logo dê entrada no pedido de seguro desemprego, será encaminhado para um novo emprego. Havendo vaga de emprego disponível dentro do perfil profissional do trabalhador, o mesmo será encaminhado para novo emprego e não receberá o seguro desemprego, caso contrário o pedido será encaminhado normalmente.È importante esclarecer também, que mesmo recebendo o seguro desemprego, o trabalhador poderá ser convocado para uma nova vaga de emprego no mercado de trabalho. Caso recuse três vagas sem justificativa legal, o pagamento do seguro-desemprego é suspenso
O novo sistema do seguro-desemprego já está funcionando nos estados: Acre, Alagoas. Amapá. Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins, além do Distrito Federal.
No ano de 2012, o sistema deve estar implantado em todo o Brasil. Com a implantação do sistema, a intenção do governo não é cortar nenhum benefício do trabalhador, mas sim assegurar que ele tenha oportunidade de ofertas de emprego tão logo procure o Sine ou outro órgão responsável para encaminhar o benefício do seguro desemprego.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário