O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Distrito: Balneário Rincão e Pescaria Brava estréiam nas eleições 2012

Com pouca estrutura, os administradores dos novos municípios vão ter que improvisar; mas não faltam candidatos a prefeito em Balneário Rincão e em Pescaria Brava, que estréiam em 2012.

MASO NYETTO/JI
Em menos de um ano, dois municípios do Sul de Santa Catarina vão estrear nas eleições.
Balneário Rincão e Pescaria Brava e vão escolher em outubro de 2012 os primeiros prefeitos e vereadores. Mas o que eles herdam? Como eles começam?
Sem estrutura e sem dinheiro, no início vão ter que improvisar e muito. Neste momento é importante o apoio do comércio local.
Eles nasceram há pouco tempo, são os caçulas do Estado, e vão escolher os primeiros prefeitos e vereadores em outubro do ano que vem. Os primeiros meses de vida devem ser complicados.
Pescaria Brava, que se emancipou de Laguna, e Balneário Rincão, que era um distrito de Içara, começam do zero, sem infraestrutura definida. Brincando, se fala que nem cadeira de trabalho os futuros prefeitos têm.
Durante a transição do processo de emancipação, foram feitos inventários que definiram o que os novos municípios herdariam: os imóveis públicos, máquinas, veículos e outros bens seriam o ponto de partida para a implantação das novas prefeituras.
Em Pescaria Brava, a ca-sa de alvenaria que abrigou, durante anos, um pe-queno posto de saúde é o destino mais provável da prefeitura.
No Rincão, a sede da sub-prefeitura pode abrigar a futura prefeitura, mas alguns já admitem a construção de um novo prédio em um terreno perto da Rodovia SC-444, a principal via da nova cidade.
Prováveis candidatos
Mas os futuros prefeitos vão ter mesmo que improvisar. Como não há caixa e muito menos dinheiro, o jeito é pedir doações a empresas, ao próprio município-mãe e a órgãos estaduais. E isso vai ocorrer por um bom tempo.
Até outubro de 2012, os funcionários públicos que moram nas duas novas cidades podem escolher em qual prefeitura irão trabalhar. Se faltar gente para completar a administração, o prefeito será obrigado a fazer concurso público. Atualmente, os moradores acompanham a criação dos partidos e as negociações partidárias para a definição dos candidatos.
Em Pescaria Brava, a lista de possíveis candidatos a prefeito, que começou com Antônio Honorato e Deivison Souza, dois personagens-chave do processo de emancipação, pode ser completada ainda por Marcelo Mendes, Cleosmar Fernandes e Enaldo de Souza.
No Rincão, já existem o PPS, PDT, PMDB, PP, PSB e PT e nesta “largada” antecipada os mais cotados para lançarem candidaturas a prefeito são Jairo Celoy Custódio (PMDB), que comanda a subprefeitura até dia 4 de novembro e preside a comissão de emancipação, e Naelti Vianna, que foi vice-prefeito de Içara e é um empresário de respeito no Distrito.
Também tem os nomes de Olírio José Lino, João Picollo, Décio Góes, Jorge da Costa, Carlos Alberto Souza, entre outros. Até julho do ano que vem serão muitas as especulações.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário