O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Geral: Curso de gestantes do HSD está parado por falta de participantes

A chegada de um filho é um momento de extrema importância na vida de uma mulher. O amor, a responsabilidade, o modo de ver a vida e até o medo são vistos de forma diferente depois do nascimento de uma criança. Contudo, este também pode ser um período difícil, já que a mudança é enorme e brusca para uma mãe de "primeira viagem".
Para que o bebê receba todo o conforto de que precisa e sua vinda ao mundo ocorra tranquilamente, é necessária muita consciência e preparação. É para isso que existem os treinamentos e palestras para futuras mamães.
A importância do curso
Treinar e informar as grávidas de Içara e região é o que pretende o Curso de Gestantes do Hospital São Donato, que em parceria com a Secretaria de Saúde, oferece orientações sobre antes, durante e depois do parto.
Os principais objetivos são reduzir a mortalidade materna através de ações preventivas, discutir assuntos que são de extrema importância durante a gravidez e após o nascimento do bebê e destacar a importância da participação da família durante a gestação. "A grávida, inclusive, pode trazer quantos acompanhantes quiser para o treinamento", conta Luciane Schut, gerente de enfermagem do São Donato.
Juliana Cardoso foi mãe aos 16 anos. Ela participou de um destes cursos e enfrentou a gravidez de frente. "Eu não sabia o que iria acontecer. Não tinha idéia. Muito do modo como trato meu filho hoje veio do curso. E olha que eu sou uma ótima mãe", brinca ela, agora com 19 anos.
A equipe responsável
A equipe multiprofissional que ministra voluntariamente as palestras é formada por cerca de 10 profissionais da área de saúde. Entre eles, enfermeiras, médicos obstetras, nutricionistas, dentistas, fisioterapeutas e pediatras.
Mesmo com toda a disposição da equipe, a população não reconhece a importância do curso. Devido ao não comparecimento das grávidas (na última reunião, apenas duas estiveram presentes), o grupo responsável se reuniu e decidiu que as aulas estariam canceladas até que no mínimo 10 gestantes façam as inscrições..
Até agora, apenas três confirmaram presença e o curso continua parado.
De acordo com Luciane, ele só voltará a ativa quando um turma foi fechada. "Estes profissionais vêm até aqui voluntariamente, deixam os consultórios e pacientes para este trabalho com o único objetivo de melhorar a vida de mãe e do futuro filho, e ninguém comparece. Ai fica difícil. Agora, apenas quando fechar uma turma, nós recomeçaremos os trabalhos", explica.
O curso tem duração de um mês, sendo os encontros toda quarta-feira na sala de reuniões do hospital. As gestantes recebem orientações, ensinamentos e exercícios, além de um café da tarde no intervalo das atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário