O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 25 de março de 2009

GERAL - Uaci expõe: oito bairros estão irregulares no município

A União das Associações Comunitárias de Içara (Uaci) fará congressos a cada seis meses com todos os presidentes das associações. A intenção é reconhecer as necessidades de cada comunidade.

É papel da Associação de Moradores reivindicar junto ao Poder Público e Órgãos competentes os direitos do povo que paga os impostos.

Contudo, nem todas as pessoas reconhecem a importância desse recurso e simplesmente ignoram o fato de que a própria comunidade pode ser a responsável pela melhoria do local em que reside.

De acordo com dados da União das Associações Comunitárias de Içara (Uaci), nove bairros de Içara estão com as associações desativadas. Os casos mais graves são nos bairros Nossa Senhora de Fátima (por brigas políticas, nenhuma das duas associações existentes funcionam), Loteamento Planalto (sem representantes há mais de dois anos), Loteamento Popular Antônio Lima, Líri e Ronco D’água.

Todas as comunidades citadas não apresentam associação de moradores e nem previsão para a escolha. Em outros casos, como no bairro Cristo Rei e na Zona Sul do Rincão, as comissões já foram formadas e agendaram reunião com a Uaci para escolher o presidente.

Importância da Uaci

A moradora do bairro Raichaski, Simoni Serafim, há seis meses se mudou para o bairro e passou a perceber as dificuldades que fazem parte da realidade dos moradores. “Senti a falta de alguém que defendesse os interesses dos bairros, então procurei a Uaci para saber como proceder para promover a associação”, contou a moradora que atualmente é a presidente da associação do bairro.

A secretaria da Uaci está funcionando no segundo piso do terminal rodoviário. Lá os presidentes e interessados em defender os bairros devem procurar pelo atual secretário da entidade, Rubens Torres, que auxilia na elaboração da documentação, do processo das eleições e nas promoções diversas das associações.

“A prioridade da União das Associações de Moradores é buscar as prioridades de cada bairro em uma atividade em conjunto”, expôs o secretário. “Apesar de muitas dificuldades, já que alguns acabam infiltrando interesses políticos, eu procuro conversar com os antigos presidentes e fazê-los entender a importância de uma associação no bairro”, completou.

De acordo com Torres, a Uaci continuará fazendo congressos com todos os presidentes das entidades. O encontro ocorrerá a cada seis meses e a data do primeiro deverá ser decidida na próxima reunião da Uaci, presidida por Neusi Berto Silveira.

Ele ainda lembra da grande conquista da Uaci na época em que o atual prefeito Gentil da Luz era o presidente. “As entidades ajudaram e conseguimos recurso do governo federal para a construção do pronto-socorro do Hospital São Donato”, lembrou.

Os interessados em promover as associações de moradores em seus bairros devem entrar em contato com o secretaria da Uaci no fone 9632-2005, ou direto na secretaria localizada no terminal rodoviário.

Fotos: Kelley Alves (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário