O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 25 de março de 2009

POLÍTICA - “Café com prefeito” visa melhorar IDH do município

Na manhã de ontem, o prefeito Gentil da Luz recebeu entidades agrícolas, pesqueiras e da apicultura, quando ressaltou a necessidade de trabalhar pelo Índice de Desenvolvimento Humano do município.

De acordo com dados do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Penud), Içara tem o indicativo de 0,78 no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), ocupando a 193ª posição em Santa Catarina.

Baseado nessa realidade e principalmente visando mudar este quadro, o prefeito Gentil Dory da Luz realiza reuniões no Gabinete onde foca propostas que venham a trabalhar os principais fatores para elevar os IDH de Içara.

O projeto, denominado “Içara 50 anos”, foi lançado e apresentado na manhã de ontem, dia 24, em mais um “Café com o Prefeito”, realizado na prefeitura. Dessa vez, os participantes foram os representantes da agricultura, piscicultura e apicultura do município. O objetivo, de acordo com o prefeito, é trazer as entidades organizadas do município para uma grande parceria com a Administração Municipal abrindo o leque com oportunidades que envolvam as associações.

“Içara hoje é o 11º dos onze municipios da Amrec em IDH, números que precisam de todos os esforços reunidos para serem alterados. Também temos o desafio, e para isso contamos com vocês, de fazer com que a sociedade compreenda a importância de mudar esta realidade”, disse Gentil da Luz aos representantes das entidades.

Segundo o prefeito, a intenção é o comprometimento de todos com a proposta de elevar o IDH do município, já que este registra a qualidade da educação, saúde e padrão de vida dos cidadãos de uma cidade, trazendo benefícios para as gerações futuras e elevando a qualidade de vida. “Hoje somos a vigésima maior cidade do Estado, a 13ª em arrecadação do ICMS e vamos trabalhar para que em 20 anos possamos ocupar a 20ª posição no Índice de Desenvolvimento Humano”, assinalou.

Na ocasião também foi discutido o evento “Feira do Peixe Vivo”, que acontecerá nos dias 8 e 9 de abril. O lance será a primeira mostra da Agroindústria. Tambem fez parte da reunião o resgate da Festa do Agricultor e a Festa Nacional do Mel que vão acontecer nos dias 28,29 e 30 de agosto.

O secretario de Agricultura, Silvio Viana, falou da importância desta parceira e frisou que “juntos somos mais fortes e a mudança vai acontecer”. O gerente Regional da Epagri, Renato Bez, salientou que a iniciativa da Administração Municipal é “sem duvida uma proposta que trará bons frutos e está fadada ao sucesso”.

Fotos: Alexandra Cavaler (Divulgação)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário