O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 10 de março de 2009

VARIEDADES - Obras de ampliação da Apae de Içara recomeçarão neste mês

A ampliação do prédio da Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (Apae), Escola Sonho Dourado, terá construção reiniciada ainda em março, após um ano parada, por falta de recursos.

A diretoria da Escola Sonho Dourado (Apae) de Içara conseguiu recursos para a continuação das obras de ampliação da escola, que estavam há um ano paradas, através de projetos junto à comunidade e às autoridades públicas.

As obras ainda não têm um dia definido para recomeçarem, mas os projetos sociais que a associação realiza anualmente já estão agendados.
Por enquanto, só há o fundação do prédio em construção, atualmente em meio ao mato.

O novo local servirá para ampliar o espaço de atendimento da equipe técnica, inclusive com novas salas de aula. "Há uma sobreposição no presente estado da escola, isto é, muitos funcionários de diferentes áreas atuando na mesma sala", esclarece a diretora da Apae, Clair Faraco.

A presidente da Apae, Emília Valvassori, estima que o custo da execução gire em torno de R$ 600 mil, mas que a obra será realizada por etapas e não toda de uma vez. "Precisamos de mais apoio da comunidade. Até agora, só a Prefeitura Municipal e as Empresas Giassi estão colaborando, às quais eu agradeço muito", disse.

Já a diretora disse que a equipe "apaeana" não busca apoio o suficiente da sociedade, mas que, através dos projetos deste ano, pretende "sensibilizar" a população.

O tema agora será Acessibilidade, pois o município ainda não está preparado fisicamente para os "diferentes". "Não há espaços adaptados para deficientes físicos, tais como ônibus, rampas nas calçadas, elevadores em locais públicos, como na própria Prefeitura e na Câmara", ressalta Clair.

O objetivo dos projetos é sensibilizar a comunidade em geral, pois "a sensibilização gera a conscientização, que é o que muda as atitudes", de acordo com a diretora.

Dentre os projetos, estão a Feira Pedagógica e Cultural e a Semana Nacional do Excepcional (21 a 28 de agosto), com apresentações, palestras, fotografias, entre outros meios. "Pretendemos mostrar a comparação entre o que a lei diz e o que se tem no município içarense", diz Clair.

Fotos: Divulgação (Apae)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário