O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 1 de abril de 2009

GERAL - Posto de Saúde do Balneário Rincão ainda continua com problemas

Apenas um médico para atender uma vez por semana a todos os moradores do distrito. Segundo o secretário de Saúde, Fabrício Possamai, dentro de 20 dias a situação será normalizada.

“É uma vergonha o que estamos vivendo aqui. Imagine um posto de saúde sem médicos”, contestou o aposentado Léo Simoni.

Nas zonas sul e norte do Balneário Rincão, apenas uma médica atende todas às terças-feiras no PSF localizado no centro. A profissional recebe os pacientes apenas pela manhã e o limite de atendimento são doze pessoas por dia.

Caso haja casos emergenciais, o paciente terá que esperar a chegada do Corpo de Bombeiros (que sai de Içara) ou a ambulância do Samu. Isso porque o veículo que era disponível nos outros anos pertencia a Ambar (Associação de Moradores do Balneário Rincão) e o convênio ainda não foi renovado.

De acordo com o secretário de Saúde, Fabrício Pagani Possamai, o impasse terá resolução em mais ou menos 20 dias. Isso porque o edital que lançará o concurso para a contratação de profissionais na área da saúde já se encontra na Prefeitura Municipal de Içara e será publicado ainda nesta semana. “Não é só a unidade do Rincão que está precisando de médicos, outros pontos estão com o mesmo problema. Acontece que existe um processo judicial em cima disso, se contratarmos alguém estamos sujeitos a uma multa de mais ou menos R$ 10 mil”, explicou Possamai.

Segundo ele, o sistema de contratações será realizado através da análise de currículos, exigindo pouco tempo até tudo estar pronto. “Dentro de mais ou menos 20 dias, esses profissionais já estarão contratados”, garantiu.

Em relação à ambulância, que pertence à Associação de Moradores do Balneário Rincão, enquanto os enfermos aguardam por atendimento, os representantes da Ambar e a Administração Municipal de Içara parecem não querer chegar a um consenso. É que, no acordo, os moradores não aceitaram perder o comando da ambulância, que conseguiram através de emenda de deputado.

A proposta era a de a Ambar ceder a ambulância à prefeitura, que em troca, disponibilizaria um motorista e arcaria com todas despesas de manutenção do veículo, o que não foi aceito.

Foto: Maso Nyetto (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário