O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 29 de maio de 2009

POLÍCIA - Visão geral das ocorrências do Corpo de Bombeiros em 2009

Neste ano, o Corpo de Bombeiros de Içara registrou 759 ocorrências, classificadas em sete categorias. Saiba como proceder em cada uma destas situações antes de discar o 193 de Emergência.

De janeiro a abril de 2009, o Corpo de Bombeiros de Içara registrou 759 ocorrências, das quais 60% não precisariam ser atendidas necessariamente pela corporação, conforme explica o soldado Luiz Henrique da Silva.

Os números são classificados em sete tipos de ocorrências:

- Traumas e emergências: 635;
- Auxílios à população: 59;
- Incêndios: 37;
- Atividades fiscais e de orientação: 12;
- Casos relacionados ao meio-ambiente: 8;
- Apoios a outros órgãos: 5;
- Afogamentos e arrastamentos: 3.

Os casos de meio-ambiente são relacionados ataques de abelhas, cobras e animais peçonhentos que ameacem a população.

Os casos de afogamentos e arrastamentos são relativamente poucos porque, na maioria deles, apenas o salva-vidas já é suficiente para atender a ocorrência, não necessitando acionar o Corpo de Bombeiros.

“Na verdade, há muitos casos em que somos acionados desnecessariamente”, conta Silva.

O soldado diz que os casos, em que o Corpo de Bombeiros se faz realmente preciso, são separados em “urgências” e “emergências”. A primeira são os casos de mais prioridade, nos quais as vítimas precisam ser cuidadas e levadas para um hospital o mais rápido possível.

A segunda é caracterizada pelos casos que necessitam de rapidez no atendimento, mas que não são necessários o atendimento do Corpo de Bombeiros, como na maioria dos casos de mal-súbitos, que compõem a maior parte da categoria “Traumas e Emergências”, com 635 casos.

“Significa que os próprios familiares, vizinhos ou pessoas próximas poderiam realizar o atendimento ou levar as vítimas para um hospital, nos casos em que ela não possa se locomover sem riscos e consciente”, explana o soldado, que continua: “assim, deixamos de atender as urgências, que são realmente graves e precisa do nosso serviço, para atender as emergências, uma vez que não podemos, por lei, negar atendimento a ninguém”.

Ele ainda conta que neste ano já receberam de cinco a dez trotes no telefone da guarnição e que mesmo os içarenses devem acionar o Corpo de Bombeiros pelo 193 e não diretamente no Batalhão de Içara.

Foto: Djonatha Geremias (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário