Velocidade de conexão de internet muito abaixo da prometida e falta de cobertura no município içarense são as principais causas de reclamações de consumidores para o Procon de Içara.
O Procon de Içara tem recebido diversas queixas de consumidores que alegam se sentirem lesados em relação aos serviços de Internet banda larga 3G.
Segundo o coordenador executivo do Procon, Giovani Martins da Silva, as reclamações estão relacionadas a dois fatores:
» A velocidade de conexão com a Internet que eles têm desfrutado é consideravelmente inferior ao do pacote 3G assinado com a operadora. Em um dos casos de reclamação, um consumidor tinha o plano de 500Kb/s de velocidade, mas recebia menos do que 30Kb/s (conexão similar à banda estreita, conhecida popularmente como Internet Discada);
» As empresas da região que vendem o modem próprio para a tecnologia 3G algumas vezes informam que a tecnologia de determinada operadora ainda não chegou em Içara, mas que chegará em até três meses (o que não tem acontecido mesmo quase cinco meses passado após a compra), e em certos casos garantem que a tecnologia já está presente no município içarense.
Para o coordenador, isso pode acontecer devido à uma certa gana por parte dos vendedores em venderem o produto de qualquer forma, mas não descarta a possibilidade de os consumidores, também, estarem agindo de má-fé.
Giovani da Silva encaminhou ofícios no dia 9 de julho às operadoras do serviço (Claro, Tim, Vivo e Oi/ex-Brasil Telecom) informando a situação e pedindo um parecer.
Das quatro operadoras, somente a Vivo e a Tim responderam dizendo não haver cobertura em Içara.
O coordenador do Procon de Içara irá esperar mais um pouco pela resposta das duas outras operadoras para tomar as devidas providências.
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Um comentário:
aki na lagoa dos Freitas só pega 2g e é bem dificío de comseguir conectar, depois que conectar ela cai sozinha
tomara que a 3g funcione aki tambem.
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