O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 31 de março de 2010

DISTRITO - Causa da morte de peixes ainda continua um mistério

Após passados quase três meses da mortalidade dos peixes nas Lagoas dos Esteves e do Faxinal, os órgão competentes ainda não divulgaram um laudo oficial ou nota sobre o assunto.



Com a pauta da sessão da Câmara dos Vereadores focada nas questões ambientais, o vereador Darlan Carpes (PP), solicitou o envio de um ofício ao biólogo da Fundai, Ricardo Garcia, para que compareça na quinta-feira, para esclarecer se a bactéria Argulus Foliaceus, o popular piolho d’água, foi o responsável pela mortalidade dos carás nas Lagoas dos Esteves e do Faxinal, no Distrito Balneário Rincão, em Içara, visto que passado dois meses ainda não houve uma explicação concreta sobre o assunto, mas cuja água foi coletada pelos órgãos competentes para a análise dos fatores causadores da morte.
Conforme o vereador, “isso deve ser esclarecido, já que informalmente ouvimos muitas coisas, até mesmo que não devemos comer o peixe, ou evitar contato com ele”, argumenta, afirmando que o fato deve ser esclarecido e os reais motivos sobre as mortes divulgados, informando assim a comunidade.
Até o momento a Fundai ou outro órgão ambiental não apresentou um laúdo ou parecer concreto sobre o caso da mortandade dos peixes de forma clara e objetiva, e sim hipóteses de causa, sem muita clareza.
De acordo com a funcionária da Fundação do Meio Ambiente de Içara (Fundai), Mariah Silva Réus, o biólogo Ricardo e um outro funcionário, Múcio, levarão dez amostras de carás vivas para Florianópolis, juntamente com amostras da água das Lagoas, para que um biólogo possa fazer a análise que possivelmente determinará as causas das mortes.
Até o fechamento da edição do JI, não conseguimos entrar em contato com o biólogo Ricardo Garcia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário