O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

GERAL - CDL decide em assembleia pela abertura no feriado de São Donato

Associados da Câmara de Dirigentes Lojistas realizaram votação na noite de ontem para definir funcionamento para 7 de agosto e CAEP se posiciona contrária a abertura do comércio.

Com 29 votos favoráveis e 11 contrários, associados da Câmara de Dirigentes Lojistas de Içara (CDL) decidiram pela abertura do comércio no feriado de São Donato, dia 7 de agosto. A decisão ocorreu por meio de votação secreta na noite desta sexta-feira.
O comerciante Renato Brígido se retirou da assembleia após ter o pedido de fala negado pelos representantes do órgão. Ele possui envolvimento com Comissão para Assuntos Econômicos da Paróquia São Donato (Caep).
O assessor jurídico da CDL, Lauro Moro Cardoso, ressaltou que não haveria tempo para argumentações, a qual deveria ser estendida a todos os presentes. A decisão é válida apenas aos lojistas associados ao órgão, sendo que não há obrigatoriedade no cumprimento.
Na data do padroeiro do município, 7 de agosto, o comércio tradicionalmente opta pelo não funcionamento. O que de acordo com o vice presidente da CDL, Altair Borges, seria seguido este ano. Mas, em função da abertura dos supermercados, alguns lojistas se manifestaram.
“Os mercados vendem tudo que as lojas vendem. Se o comércio não funcionar, ficará em desvantagem”, comentou Borges, apontando também que a data é lucrativa pela proximidade do Dia dos Pais.
Uma pesquisa realizada no mês de maio pela CDL, apontou que 94% dos comerciantes eram favoráveis ao funcionamento comercial na data.
O presidente da Caep, Alexandre Brígido, defende que o funcionamento do comércio é um demonstrativo de falta de respeito ao padroeiro. “É como se uma mãe não comparecesse ao aniversário do próprio filho”, exemplificou Brígido.
Ele acrescentou que a Igreja havia procurado a direção da entidade no mês de abril, que confirmou a não execução dos serviços na data em honra do padroeiro. A Igreja se manifestou através de um comunicado escrito enviado à CDL, no qual enfatiza as argumentações cléricas sobre o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário