O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

COLUNISTA - Viviane Maragno,


Anemia (1)

Diz-se haver anemia (do grego, an = privação, haima = sangue) quando a concentração da hemo-globina sanguínea dimi-nui aquém de níveis arbi-trados pela Organização Mundial de Saúde em 13 g/dL para homens, 12 g/dL para mulheres, e 11 g/dL para gestantes e crian-ças entre 6 meses e 6 anos.
O que é hemoglobina
É o pigmento que dá a cor aos glóbulos verme-lhos (eritrócitos) e tem a função vital de transpor-tar o oxigênio dos pulmõ-es aos tecidos. Apesar de ter um cortejo de sintomas e sinais próprios, a ane-mia não é, em si, uma do-ença, mas uma síndrome, pois pode decorrer de u-ma extensa lista de cau-sas. É a síndrome crônica de maior prevalência em medicina clínica.
Classificação
A anemia pode ser agu-da ou crônica.
Anemia aguda (perda súbita de sangue) é a falta de volume no sistema cir-culatório é mais impor-tante que a falta de hemo-globina. A perda de até 10% do volume sangüí-neo, como a que ocorre nu-ma doação de sangue, é tolerada. Perdas entre 10 e 20% causam hipotensão postural, ton-turas e desmaios. Nas per-das acima de 20% há ta-quicardia, extremidades frias, palidez extrema, e hipotensão, depois cho-que; se a perda ultrapas-sar 30%, sem reposição imediata de líquidos in-travenosos, o choque tor-na-se rapidamente irre-versível e mortal.
Nas anemias crônicas não há baixa do volume sangüíneo, que é compen-sado por aumento do vo-lume plasmático. A falta de hemoglobina, como re-gra acompanhada de di-minuição do número de e-ritrócitos, as células carre-adoras, causa descora-mento do sangue, com pa-lidez do paciente, e falta de oxigênio em todos os ór-gãos, com os sinais clíni-cos daí decorrentes.
Hipócrates (@400 a.C.) descreveu-os: palidez e fraqueza devem-se à cor-rupção do sangue.
O sistema nervoso cen-tral, o coração e a massa muscular são os órgãos mais afetados, pois são os que mais necessitam oxi-gênio para suas funções.
Bom fim de semana e até a próxima edição...

Nenhum comentário:

Postar um comentário