O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 25 de junho de 2008

Vamos festejar porque hoje é dia de São João

Durante o mês de junho, milhares de pessoas se divertem nas festas de São João. Elas são realizadas por todo o país e suas tradições encantam crianças e adultos.
A fórmula da diversão é simples:quadrilha,fogueira, guloseimas e pessoas se divertindo.
As maiores festas acontecem no Nordeste do Brasil, mas por aqui há quem siga a risca essa tradição.
A Família Brogni, por exemplo, festeja todos os anos com cachorro-quente, pinhão, amendoim torrado, pipoca, quentão e a tradicional fogueira.
Para Laudir Brogni, a atração mais esperada é a passagem sobre a brasa de pés descalço. "Temos de passar na véspera de São João. Assim manda a tradição", explica.
Neste ano não foi diferente. A festa foi realizada na noite de ontem, na residência dos Brogini, no bairro Cristo Rei.
Os festejos juninos começaram na Europa antiga, onde durante o solstício de verão (dia mais curto com noite mais longa do ano) era comemorado o início da colheita. Nessas festas eram oferecidas alimentos e animais ao deus Juno, da fertilidade, além da fogueira, para espantar os maus espíritos e danças características. Com a difusão do catolicismo, os festejos se transfor-maram e acabaram homenageando os santos que nasceram no mesmo período da antiga festa.
Para o Brasil, os jesuítas que trouxeram a cultura. Porém, antes disso, os índios já festejava, a época, para que a colheita fosse boa. A essa mistura foi acrescentado o jeitinho brasileiro, que, como sempre, deu um sabor todo especial a Festa de São João.

Nenhum comentário:

Postar um comentário