O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Variedades: Içara passa o Dia da Árvore em branco

Algumas entidades ecológicas dizem que o Dia da Árvore é comemorado em todo o mundo em datas diferentes e, no Brasil, é comemorado em 21 de setembro porque é véspera do início da Primavera.
Há quem diga que no país o dia 21 de setembro foi escolhido pelos índios que cultuavam as árvores no começo da Primavera, época em que preparavam o solo para cultivo.
O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), porém, em seu site teen, divulga outra história: conta que no século passado, instituiu-se a "Festa das Árvores", pela dedicação de um francês chamado Fourrier. A idéia foi imitada por outras nações européias. Nesse mesmo período, era comemorado, no estado de Nebraska, nos Estados Unidos, o Dia da Árvore — The Arbor Day —, em 10 de abril de 1872. Esse dia foi instituído por J. Sterling Morton.
No Brasil, segundo IBGE Teen, os responsáveis pela primeira comemoração da "Festa das Árvores" foram João Pedro Cardoso e Alberto Leofgren. O evento aconteceu na cidade de Araras, em São Paulo, no dia 7 de junho de 1902, com o respaldo das Leis municipais números 18 e 19 de 1º e 2 de fevereiro do mesmo ano. O objetivo era incentivar a plantação e a conservação do meio ambiente.
No ano seguinte ao evento, no dia 3 de maio, uma festa igual foi realizada em Itabira, São Paulo. Somente em 24 de fevereiro de 1965, um decreto presidencial de nº 55.795, instituiu a Festa Anual das Árvores em todo o território nacional.
Em Içara, entidades e órgãos públicos deixaram a data passar em branco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário