O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 2 de abril de 2009

VARIEDADES - Remédios Manipulados: entenda o que são e como são produzidos

O farmacêutico bioquímico, Dauro José Ghellere, da Farmácia de Manipulação Vitaderme, explica todo o processo, desde o recebimento da receita do cliente até a entrega dos produtos.

Os clientes geralmente entram na farmácia, entregam a receita, agendam um dia para buscar o produto e, no dia, pagam por ele e levam-no embora.

Essa é a rotina de quem compra produtos em farmácias de manipulação. Entretanto, o produto não surge como mágica, nem é feito de qualquer forma.

O farmacêutico e bioquímico Dauro Ghellere, da Farmácia de Manipulação Vitaderme, na Praça Matriz, no Centro de Içara, explica que o processo citado acima é só 10% do que realmente acontece.

Segundo ele, depois da entrega da receita médica personalizada à Técnica em Farmácia, que é quem recepciona os clientes, o pedido da matéria-prima do produto a ser confeccionado é feito logo em seguida pela farmacêutica Tânia Cassel Ghellere.

Quando se recebem os materiais químicos para manipulação, eles são deixados em um ambiente totalmente esterelizado, até que precise ser utilizado.

Duas vezes ao mês, são feitos exames para saber se as condições dos produtos estão de acordo com as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Assim, os materiais são levadas para o laboratório de produção. “Aqui na Vitaderme há quatro laboratórios distintos. Um exclusivo para a manipulação em cápsulas, um para produtos dermatológicos e um só para o controle de qualidade”, conta Tânia.

O produto manipulado consiste em um produto totalmente personalizado ao cliente. “Quando um médico receita um remédio, tem que levar em consideração o biotipo da pessoa, se é alta, baixa, gorda, magra, tipo de pele, cabelo, etc. Assim o produto final sai na dose certa para cada pessoa”, explica o farmacêutico Ghellere.

Há uma balança de precisão anexada ao computador do laboratório, na qual é pesada cápsula por cápsula de um produto, para que a dose seja a mais exata possível.

Uma vez ao mês, os produtos são encaminhados para uma empresa de Florianópolis, especializada em checar a qualidade dos manipulados.

Aprovados, eles vêm com um selo certificando a qualidade, que estão em cada embalagem de produtos Vitaderme.

Aí sim, depois de manipulado pelos técnicos em química, vestidos com roupas especiais para evitar contaminação no laboratório esterelizado, o produto é encaminhado à farmacêutica à espera do cliente.

Fotos: Djonatha Geremias (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Um comentário:

Postar um comentário