O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 21 de julho de 2009

Edição 1667: EDITORIAL - A origem da expressão “amigo urso”

Sabe aquele amigo, amigão que está sempre ao seu lado? Disponível, prestativo? Um dia você descobre que ele não é tão amigo assim, se tornou um amigo falso, infiel, hipócrita. Certamente, após a traição, você irá chamá-lo de “amigo urso”. Agora como o urso entrou nessa confusão é outra história.

De acordo com o professor Ari Riboldi, no seu livro "O Bode Expiatório", a expressão vem de uma fábula da “La Fontaine”. Segundo a história, um urso e um homem tornaram-se muito amigos. Certo dia, o homem estava dormindo e uma mosca pousou em seu nariz. Para proteger o amigo, o urso atirou uma pedra e, sem medir a força, acertou a testa do homem e o deixou morto. Eis porque da dita expressão.

Mas voltando à realidade, percebe-se que o mundo está cheio de amigos ursos, que se encostam em políticos, artistas, atletas, enfim, em vários seguimentos, para tirar proveito de uma situação. Tem aqueles que são os verdadeiros fofoqueiros de plantão, levam e trazem as informações distorcidas que venham lhe beneficiar no futuro. Esses são perigosos, todo cuidado é pouco.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário