O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 21 de julho de 2009

ESPAÇO LIVRE - Saúde: Registrada primeira suspeita da Gripe A em Içara

Um homem de 33 anos, que veio viajou à Argentina, com suspeita de ter contraído a Gripe Influenza A (H1N1) deu entrada ontem no Hospital São Donato (HSD). Ele está em observação e apresenta os sintomas de tosse, febre, falta de ar (epineia) e dores no corpo. A Vigilância Epidemiológica recolheu o material para os exames que deve chegar hoje. Por enquanto ele está no isolamento, no pronto-socorro. Os funcionários do HSD que circulam próximo ao enfermo estão usando máscaras de proteção.

A Gestora Municipal de Saúde, Mira Dagostin, afirma que todos os procedimentos e cuidados necessários foram adotados pelos técnicos da Vigilância Epidemiológica e médicos das unidades de saúde junto da equipe do HSD estão preparados para atender qualquer caso suspeito.

De acordo com o Coordenador da Vigilância Epidemiológica, enfermeiro Gustavo de Jesus, que fornece suporte e orientações no HSD, conforme Ministério da Saúde preconiza, estes casos devem ser muito bem avaliados e apenas o exame feito no Lacem, em Florianópolis, que leva cerca de 15 dias, pode confirmar o diagnóstico médico. “O paciente tem histórico de viagem, mas isso não é base de diagnóstico”, salienta Gustavo acrescentando que é necessário prudência “e que a população busque atendimento, mas não entre em pânico pois a situação em Içara é tranquila, afinal não temos nenhum caso confirmado”.

A Secretaria de Estado da Saúde confirma que existem em Santa Catarina 64 pessoas contaminadas com o vírus, sendo 153 casos suspeitos e 143 descartados.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário