O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 21 de julho de 2009

POLÍTICA - Morre Ascendino Pavei, ex-prefeito de Içara

Ascedino Pavei foi o primeiro prefeito de Içara nomeado pelo ex-governador Celso Ramos e o segundo eleito pelo povo, além de ter sido um dos responsáveis pela emancipação do município.

O primeiro prefeito de Içara Ascedino Pavei faleceu, aos 82 anos, na manhã de sábado, vítima de uma parada múltipla de órgãos. O ex-prefeito estava internado no Hospital São José em Criciúma há 15 dias.

O seu velório ocorreu no hall de entrada do Paço Municipal Ângelo Lodetti, na Prefeitura de Içara. O enterro foi domingo no Cemitério Municipal.

O prefeito de Içara, Gentil Dory da Luz, decretou luto oficial por três dias no município e comentou sobre o falecimento de um dos nomes mais importantes da história da emancipação política. “Um dos pilares da emancipação política de Içara. Ascendino Pavei foi um homem que deu muito de si pela cidade que amava, uma referência de luta e integridade”, comentou.

O presidente do Partido Progressista (PP) de Içara, Arnaldo Lodetti Júnior, afirmou que Pavei teve uma participação forte dentro da sigla, e mesmo com a idade avançada era atuante, participando de reuniões e dos eventos promovidos pelos progressistas. “Lamentamos a perda e com certeza, o partido está de luto, junto à comunidade içarense”.

Ascedino Pavei foi nomeado prefeito de Içara em 30 de dezembro de 1961 pelo ex-governador Celso Ramos, quando o município foi criado.

Na primeira eleição realizada em Içara, Ânjelo Lodetti foi o primeiro prefeito eleito. Pavei voltou a comandar o município novamente em 1969, eleito pelo povo, na época pelo Partido da Aliança Renovadora Nacionalista (ARENA), hoje o Partido Progressista (PP).

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário