O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

GERAL - Projeto Cão Amigo visa reduzir número de animais soltos em Içara

O projeto tem como objetivo reduzir os números de animais soltos pelas ruas da cidade e também visa conscientizar as pessoas de quanto é importante a posse responsável.

Buscando conscientizar a população sobre zoonozes, posse responsável de animais domésticos, bem-estar animal e controle de procriação, a Administração Municipal de Içara lança o “Projeto Cão Amigo”, que também pretende promover atitudes positivas quanto aos cuidados com os animais e mudança cultural sobre o tema.

O projeto tem como objetivo principal, de acordo com a coordenadora, Mariah de Freitas Marques, estagiária do curso de veterinária, reduzir o número de animais soltos pelas ruas do município e o combate a zoonozes.

“Nos centros urbanos uma das principais questões em saúde pública refere-se ao controle de zoonozes. O cão é o principal transmissor de raiva ao homem e, além de doenças, animais soltos podem gerar agressões com mordeduras e acidentes automobilísticos. Este projeto vai levar mais informações à população, trabalhando principalmente a posse responsável”, explica.

Outro problema é a quantidade de animais soltos, que procriam livremente, aumentando a população canina e felina nas ruas da cidade. O projeto está divido em três etapas: realização de censo cadastramento de animais através de visitas das agentes comunitárias e dos prefeitos, vice-prefeitos e secretários mirins; junto a esta etapa acontece o trabalho de conscientização; a segunda etapa liga diretamente o Cão Amigo ao projeto Mesa do Prefeito nas Comunidades; e a terceira etapa está ligada a escolha da maneira adequada de lidar principalmente com o número de animais nas ruas (pode ser esterilização cirúrgica, canil municipal, onde os animais podem ser adotados), e/ou centro de zoonozes.

O prefeito Gentil da Luz afirma que a saúde é um dos principais focos da Administração, logo, este projeto vem auxiliar até mesmo na redução de doenças. Em outubro serão distribuídas nas escolas cartilhas sobre o projeto.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário