O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

GERAL - Lagoa dos Freitas tem surto de pulgas e bicho-de-pé

Moradores da Lagoa dos Freitas, no Balneário Rincão, enfrentam surto de pulgas, carrapatos e bicho-de-pé como no ano passado e aguardam até o mês de outubro por campanha educativa.

Os moradores da Lagoa dos Freitas, no Distrito Balneário Rincão, enfrentam mais uma vez surto de carrapatos, bichos-de-pé e pulgas. Ficar parado por alguns minutos na comunidade pode significar ter as pernas infestadas pelos parasitas. Até mesmo muitas paredes ficam cobertas de pulgas e bichos de pé e o uso de defensivos não contem o avanço das pragas.

De acordo com médica veterinária da Secretaria de Agricultura de Içara, Maricelda Figueiredo, o Prefeito, Gentil Dory da Luz, aprovou o projeto de combate à infestação na Lagoa dos Freitas. “A Secretaria de Saúde ficou responsável por verificar de onde serão angariados os recursos para realização das ações”.

Os bairros serão visitados alternadamente para aplicação do medicamento ivermectina nos cães para eliminar as pulgas. Será prestada assistência especial às casas que são focos maiores de infestação. No entanto a data para inicio das atividades depende da liberação do dinheiro para custear as atividades.

A campanha Posse Responsável terá início dia 5 de outubro e fará um trabalho educativo, com distribuição de panfletos informativos com o objetivo de conscientizar os proprietários de animais domésticos, quanto aos cuidados com saúde e higiene. As escolas serão integradas na iniciativa através de Projeto Pedagógico.

O presidente da associação de moradores, Manoel de Oliveira, aVigilância Sanitária lhe entregou venenos para que fossem espalhados nos principais focos, mas Secretaria de Saúde proibiu, pois precisa de material e cuidados especializados, do contrário, colocaria em risco a vida das pessoas. Ele explicou que há muitos cães abandonados que dormem no cemitério e de dia ficam em contatos com pessoas do bairro.

Fotos: Djonatha Geremias (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário