O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Variedades: Içara comemora 47 anos

"Doce e querida Içara, princesinha do nosso mar. Quem te viu jamais esquece, quem te visitou deseja voltar...".
Assim descreveu o poeta Francisco de Souza em um dos trechos da poesia que produziu, inspirada nos 47 anos de história içarense. Seu Chico Poeta, não poderia deixar de ser citado já que foi um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento cultural da cidade.
Içara é um dos municípios que mais cresce em população e desenvolvimento econômico na região, segundo o IBGE. O aniversário será festejado com a realização da Içara Fest, marcada principalmente pelos shows nacionais que trarão o cantor Daniel, no dia 3 de janeiro, e a cantora Ivete Sangalo, no dia 5 de fevereiro.
A cidade foi emancipada em 1961. O primeiro prefeito foi Ascendino Pavei, nomeado pelo Governador Celso Ramos. Em 1962, é realizada a primeira eleição sendo eleito prefeito Ângelo Lodetti. A história da cidade é marcada pela construção da Ferrovia Dona Teresa Cristina em 1924 que corta a cidade, atualmente ainda transportando carvão de Criciúma a Tubarão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário