O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Edição 1.545: Política: Internet grátis em Içara próxima a se tornar realidade

O montante de dívidas herdado pela atual administração tem assustado os moradores, que de forma indireta são afetados pelo problema. O prefeito Gentil da Luz (PMDB) busca de alternativas, mas afirma que a tarefa não será fácil. Ao longo dos dias o prefeito tem feito reuniões em busca de soluções, como no último dia 19, onde pela manhã se reuniu com os gestores da Afasi e pela tarde com os médicos do HSD.
Como o senhor define o município atualmente?
Içara é uma referência em termos de localização. Nossa agricultura é forte e a BR-101 é a vitrine da cidade. Pode-se dizer que o município é um encanto que chega a ser invejado por outras cidades. O problema atual é em função da má gestão. As dívidas do município nos impedem de realizar as ações que desejamos.
Dos problemas encontrados quais deles já foram solucionados?
A limpeza do Balneário Rincão já foi iniciada. O recolhimento dos lixos e a limpeza da praia já estão sendo desempenhados. A praia tinha maior necessidade porque estava a "Deus dará" e em época de temporada é preciso que o distrito, no mínimo, esteja em boas condições para receber os veranistas.
Como está a questão dos servidores públicos?
No próximo dia 20 teremos uma reunião com o Sindiserpi. Paramos todas as ações para concentrar os valores nos pagamentos desses salários. Estamos buscando meios para efetuar a remuneração do mês de janeiro. O mês de dezembro não temos expectativas, o juiz Marco Augusto Ghisis Machado nos ordenou que pagássemos janeiro até o 5º dia útil e é isso que faremos. Mas teremos uma reunião e faremos uma proposta com os servidores.
Como ficará a Afasi, já que a primeira dama renunciou o comando?
A antiga primeira dama deixou uma dívida na Associação Feminina de Assistência Social (Afasi) de R$ 2 milhões só de INSS. Havia contratações ilegais, já que, segundo o estatuto da entidade são proibidas as contra-tações remuneradas na instituição. A diretoria também deve ser definida em assembléia e isso não ocorreu. A primeira-dama, minha esposa Marielza, obviamente não quis comandar um instituto tomado de dívidas.
Em meio a todos esses problemas como fica a Lei de Responsabilidade Fiscal? Teria ocorrido uma falha por parte da administração anterior?
O que houve foi uma má gestão. Se a antiga administração obedecesse a Lei de Responsabilidade Fiscal eles teriam que prestar contas de cada centavo empregado pela prefeitura. No meu ver quem passou por aqui fez da prefeitura uma extensão do jardim da casa deles.
Uma proposta feita pelo senhor em época de eleição e que empolgou a comunidade foi o projeto "Içara Informatizada" que traria internet grátis para todo o município. Em meio as atuais dívidas o projeto será cumprido? Qual o prazo?
Realmente essa foi uma proposta que gerou expectativas nas pessoas que aguardam ansiosas por isso. Já fui cobrado algumas vezes e sustento a minha palavra. Esse será o meu primeiro compromisso de campanha. Içara será o primeiro município do Brasil a ter internet completamente grátis. A implantação do "Tele Içara" fará do município o lugar mais digital do país, e esse projeto será cumprido ainda neste ano.
Como o senhor prevê o ano de 2009?
O ano de 2009 será de "vacas magras". Quem passou por aqui não foi um gestor, foi um lenhador, um predador. Para se ter uma idéia São Ludgero é um município com 10 mil habitantes e terminou o ano com todas as contas pagas e R$ 5 milhões em caixa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário