O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 4 de junho de 2010

GERAL - Promotoria arquiva investigação sobre mortandade de peixes

Fundação do Meio Ambiente de Içara mantém análises das mortes de peixes nas Lagoas dos Esteves e do Faxinal; no Distrito, e até o momento não há consenso sobre causa da mortandade.

Foi arquivado na última sexta-feira, 28 de maio, o Procedimento Preparatório que tinha como objetivo apurar a causa da mortandade de peixes nas Lagoas dos Esteves e Faxinal, no Distrito Balneário Rincão, em Içara. O arquivamento foi promovido pela 1ª Promotoria de Justiça.
De acordo com o promotor, Márcio Rio Branco Nabuco de Gouvêa, as inúmeras análises técnicas, realizadas pelos órgãos ambientais competentes, não concluíram a causa das mortes dos peixes, levantando a possibilidade de consequência de vários fatores naturais, como elevação da temperatura e ação de parasitas.
No entanto, a Fundação do Meio Ambiente de Içara (Fundai) mantém as análises. Para realizar a análise, denominada bacteriana é necessário coletar dez peixes vivos de tamanho mediano em cada lagoa. Mas devido à época de frio, os peixes se refugiam no fundo da lagoa, dificultando a captura.
Segundo o biólogo da Fundai, Ricardo Garcia, o processo de coleta não teve sucesso nas últimas três tentativas, mas os profissionais continuarão tentando. “Vamos continuar o trabalho em busca de uma resposta”, comenta Garcia.
Uma reunião entre Fundai, SAMAE e Fatma deve definir como serão continuadas as análises.
Há mais de quatro meses apareceram peixes mortos nas Lagoas dos Esteves e do Faxinal, no Distrito do Balneário Rincão. Para os órgãos ambientais, os dois casos de mortandade foram similares e apresentam os mesmos sintomas, o que indicaria uma doença bacteriana.
Segundo o biólogo, na ocasião, foi detectado um aumento na temperatura da água, o que baixa a imunidade dos peixes e facilita a propensão a doenças.
Não se sabe ao certo quantos peixes morreram, mas o número seria próximo a dois mil em cada lagoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário