O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 4 de junho de 2010

VARIEDADES - Voluntários levam música aos hospitais

Há cinco anos, os Coral Vida e Canção, composto por funcionários da Tintas Farben, em Içara, levam alegria e esperança às pessoas hospitalizadas, assim como seus acompanhantes.

O Coral Vida e Canção, formado em 2005 por funcionários da empresa içarense Tintas Farben, está há cinco anos alegrando as pessoas que estão internadas nos hospitais da região carbonífera, tanto o São José e Santa Catarina, de Criciúma, quanto o São Donato, de Içara.
Conforme as funcionárias Eliane Cassemiro, presente na fundação desde o início, e Jordana Souza, que há três anos trabalha na fábrica e acompanha as visitas, a ideia surgiu após a contratação de Dilnei Colonetti, que já foi seminarista e músico, tocando violão. Atualmente, aproximadamente 25 pessoas integram o grupo, que realiza visitas duas vezes por ano nas unidades hospitalares, uma após a Páscoa e outra próximo ao Natal.
“Com a proximidade do Natal podemos levar o Papai Noel, além de distribuir doces e balas para as crianças”, relata Eliane, acrescentando que durante as visitas sempre são usados adereços como perucas e óculos coloridos. Também são realizadas visitas nos asilos, onde são realizados bailes com os internos, contando com a presença de sanfoneiros.

“A diferença entre as visitas é que com as crianças elas se alegram bem mais, enquanto que com os doentes e nos asilos eles ficam mais emocionados”, define Jordana.
Elas também informaram de que há a possibilidade de as visitas serem realizadas mensalmente. “No Hospital São Donato vamos na sexta-feira, no final da tarde, e ficamos lá por uma hora, enquanto que nos outros hospitais vamos no sábado, no período da tarde, e ficamos entre duas à três horas”, salienta Jordana.
As voluntárias destacam que entram em todos os quartos, e geralmente quando há acompanhantes um tempo especial é dedicado à eles. “Nos emocionam aqueles doentes que nem conseguem mais falar, e só nos acenam com lágrimas nos olhos”, finalizam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário