O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sábado, 13 de setembro de 2008

Variedades: Museus com intensa programações

Na semana de 15 a 21 de setembro os Museus de Içara, em parceria com DEMU e IPHAN do Governo Federal, está realizando intensa programação cultural e a entrega a comunidade das reformas físicas e da estruturação do espaço destinado a reserva técnica dos museus.
A programação abrange a palestras sobre " Arqueologia de Içara" com o doutorando içarense Jaison Teixeira Lino, dia 15, às 9:00h, no auditório do Mirante no Balneário Rincão e no dia 16, às 9h, na Casa da Cultura Bernardo Junkes. Exibição de Cinema Nacional e Italiano, com os filmes "A Retirada" no Rincão e Linha Anta, nos dias 17 e 19, e o "Cinema Paradiso" nos dias 20 e 21, na Praça do Imigrante, ao lado do Museu Ferroviário. Durante toda a semana os museus estarão abrindo os Espaços das Reservas Técnicas para visitação monitorada.
O projeto de "Adequação das Reservas Técnica" coloca os museus de Içara a nível dos grandes museus das capitais do país. Todas as peças antigas foram higienizadas, catalogadas e registra-das no tombo municipal pelos acadêmicos e especialistas em museologia da UNI-BAVE, contratadas pela Prefeitura Municipal e pelo (IPHAN) Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural Nacional , do Ministério da Cultura recebem o conjunto junto de equipamentos que garantirá o controle climático e a segurança das peças dos museus de Içara, assegurando a preservação da memória dos antepassados.
Termohigrografos, desumificadores, alarmes e a informatização dos espaços são algumas das aquisições dos museus, infra-estrutura pioneira entre todos os museus da Região Sul. O avanço técnico coloca Içara na vanguarda do desenvolvimento museológico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário