O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

POLÍTICA - CDL acha desinteressante feriado criado pela Câmara

Projeto que cria feriado destinado à emancipação de Içara, de autoria do vereador Itamar da Silva (PP), recebeu aprovação unânime dos parlamentares e aguarda sanção do Prefeito de Içara.

A Câmara de Vereadores de Içara aprovou por unanimidade o projeto de criação do feriado para homenagear a emancipação do município, na sessão desta segunda-feira, 5. A data escolhida foi 26 de dezembro, em detrimento da data de fundação que é 30 de dezembro.
A diretoria da Câmara dos Dirigentes Logistas (CDL) de Içara mantém a posição por entender que fica sem sentido mudar a data da emanci-pação e por ser um período com muitos feriados e onde as pessoas tendem a viajar para a praia, por estarem de férias ou recesso de final de ano, além do mais já se comemora durante o mês inteiro através do Içara Fest.
Segundo o presidente da CDL, Jader de Souza, são essas razões que fazem o órgão ser contrário ao projeto. “Não cabe a CDL definir a sanção ou não da lei, no entanto esternamos nossa opinião como solicitado a-través de ofício enviado à Câmara de Vereadores. Demonstramos a posição dos empresários de Içara, mas a função de legislar é deles”, comenta.
O presidente da Associação Comercial e Industrial de Içara (ACII), Adalberto Pizzetti, cobra novamente que o órgão deveria ter sido consultado. “A Câmara errou em aprovar esse projeto. É uma falta de consideração e respeito fazer um feriado sem consultar os empresários, sendo que é o Comércio e Indústria são os maiores empregadores do país”, declarou.
Silva relembra que três representantes da CDL se reuniram com os vereadores e concordaram com a fixação do feriado no dia 26, por sugestão do órgão, visto que o dia 25 de dezembro já é feriado e acaba por imprensar o dia seguinte. “Tenho maior respeito pela CDL, mas não tem como ser diferente. Quase todas as cidades da região tem esse feriado, por que Içara, às vésperas de completar 50 anos de fundação, não pode ter esta data para comemorar o feito?”, declarou o autor do projeto.
De acordo com ele a iniciativa não será paralizada por conta da reprovação dos empresários. “Eles deveriam agradecer pelos vereadores estarem enobrecendo a cidade, a CDL precisa estudar, somos solidários à opinião deles e esperamos a contrapartida”, afirmou. Quanto a ACII, Silva diz que houve um erro de esquecimento. “Pedimos desculpas, não houve a intenção de deixá-los de fora da discussão. Passou despercebido”.
O prefeito Gentil Dory da Luz (PMDB), a quem cabe a sanção ou veto da lei, parece inclinado a apoiar a CDL e ACII, embora enfatize respeitar aos vereadores e às suas decisões. “Já pensou mudar a data do seu aniversário?”, questionou Da Luz. Ele afirmou que promoverá reunião com a Câmara de Dirigentes Logistas e com a Associação Comercial e Industrial do município e os vereadores para tomar uma decisão baseada em dados consistentes. “Não podemos nadar contra a maré” finaliza o Prefeito de Içara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário