O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

VARIEDADES - Escolas Municipais de Içara recebem o Projeto Cão Amigo

O Projeto Cão Amigo, da Prefeitura de Içara, é levado às escolas municipais com o objetivo de conscientizar as crianças de primeira a quarta séries quanto à posse de animais é responsável.

O Projeto Cão Amigo, uma das prioridades da Administração Municipal de Içara, chega às escolas da rede Municipal de ensino em mais uma etapa da iniciativa que visa conscientizar os içarenses para a posse responsável de animais de estimação, especialmente os caninos.
O evento de lançamento aconteceu nesta segunda-feira, 5, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Angelo Zanellato, no bairro Primeiro de Maio.
Para a coordenadora da iniciativa, Mariah de Freitas Marques “esta etapa tem como objetivo conscientizar as crianças, de primeira a quarta séries.
O programa passará por duas escolas por dia, nos turnos matutino e vespertino, até o dia 16 de outubro. A equipe do Cão Amigo entregará um conjunto de fantoches composto pelo cão, veterinária, pulga, e uma família (pai, mãe e filho). Ainda será distribuído material educativo que será utilizado na grade curricular e as crianças podem assistir a peça teatral ‘Novo Amigo de Arthur’, apresentada por alunos do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), do bairro Jaqueline.
Para a unidade escolar será fornecido material educativo que será utilizado na grade curricular.
Segundo a Gestora de E-ducação, Giovana dos Santos, esta é uma importante ferramenta de conscientização. “Acreditamos que desta forma poderemos atingir todos os membros das famílias, pois as crianças tem facilidade e sensibilidade para propagar entre os seus esta ação de conscientização tão importante para o controle efetivo da população de animais domésticos e cães abandonados em nosso municipio”, afirmou.
O prefeito do município, Gentil Dory da Luz, acredita que o projeto contribuirá com a melhoria da saúde pública. “Queremos fazer do projeto uma referência estadual. Isto foi constatado porque em cada comunidade que visitamos o problema da quantidade de cães e gatos soltos nas ruas está entre os cinco assuntos mais abordados”, justifica.
Mariah também ressalta que é importante que todos participem. Afinal o projeto só funcionara com a adesão popular. É preciso que os içarenses abracem esta causa. “Se conscientizem, se engajem e tratem seus animais domésticos com responsabilidade”, defende.
No dia 17 de outubro, será a vez de uma caminhada, com saída em frente á Clinica SOS Animal, às 10h, no Centro de Içara, e chegada na Praça da Juventude Fernando Pacheco, onde haverá sorteio de brindes e premiação para o maior e menor cão e também para o mais enfeitado. Mais uma ação do Projeto Cão Amigo, que é uma parceria com o curso de Medicina Veterinária, da Unibavi, da cidade de Orleans.

Nenhum comentário:

Postar um comentário