O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

GERAL - Acordo possibilita que médicos das ESFs trabalhem seis horas

Médicos das Estratégias de Saúde da Família (ESFs) têm duas horas para realizar cursos ou ir a paletras, o Ministério da Saúde estipula oito horas de trabalho e MPF analisa o caso.

(Daniela Soares/Jornal Içrense)

O cumprimento da carga horária dos médicos da re-de municipal de saúde foi novamente pauta de reuni-ão. Na tarde de ontem o promotor público Márcio Rio Branco Nabuco de Gô-uvea tratou a temática com os gestores de Saúde de Içara, Mira Dagostim e Laudelino Calegari.
Conforme Mira, foi apre-sentado ao representante do Ministério Público (MP) o acordo vigente entre mu-nicípio e profissionais. O combinado prevê que os médicos trabalhem seis ho-ras nas Estratégias de Saú-de da Família (ESFs) e du-rante as duas restantes possam realizar serviços, como ir a palestras ou fazer visita domiciliar. “Os mé-dicos têm desenvolvido um bom trabalho no município. E é impor-tante que eles possam se atualizar”, disse.
Segundo a gestora, as oito horas de traba-lho, preconizadas pelo Ministério da Saúde, é seguida por alguns profissionais. Mas, a categoria manifestou em encontro o desejo da permanência pelas 30 horas semanais de atendimento.
Mira disse ainda que o promotor informou que irá analisar os Ter-mos de Ajustamento de Conduta (TAC) fei-tos com o município, para em seguida realizar uma nova reunião em que será definido os procedi-mentos da carga horária médica nas unidades do município.
Os médicos cumprindo o horário estipulado de 8h nos postos de saúde, com certe-za, vai diminuir os atendi-mentos no pronto-socorro, que está sobrecarregado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário