O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Polícia: Caminhão-tanque de Içara carregado com combustíveis tomba na BR-101

A queda de um caminhão-tanque com placas de Içara está causando preocupação na região de Tubarão.
Isso por que o acidente provocou vazamento de, pelo menos, 25 mil litros de álcool, gasolina e óleo diesel no Rio dos Correias.
O veículo, de um posto de combustíveis, trafegava no sentido norte-sul e tombou entre duas pontes, Morro do Formigão, em Tubarão. Conforme informações da Polícia Rodoviária Federal, o condutor J.M.S., de 45 anos, perdeu o controle e virou, no Km 340.
J. sofreu lesões leves e foi encaminhado ao Hospital Nossa Senhora da Conceição.
Contaminação ambiental
Na manhã de ontem, funcionários da Defesa Civil Estadual, da Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma) e da Polícia Militar Ambiental fizeram vistoria na área que foi atingida.
De acordo com informações da Defesa Civil, há vestígios do óleo por toda parte e já foi feito contato com as empresas que forneceram o combustível para providenciar os procedimentos de transbordo da carga e descontaminação no local, caso seja necessário. Um técnico foi encaminhado ao local do acidente.
O caminhão transportava 30 mil litros de combustível. A carga inclui 15 mil de diesel, 12,5 mil de gasolina e 2,5 mil de álcool, dos quais cerca de 25 mil litros vazaram no rio.
Conforme informações da Polícia Ambiental, até a tarde desta terça-feira, o óleo não teria atingido a Lagoa do Camacho, mas eles acreditam que isso poderá acontecer em pouco tempo.
Pescadores em alerta
Segundo o técnico da Fatma Rudimar da Cunha, o vazamento pode provocar a falta de oxigenação da água e conseqüentemente a mortandade de peixes e plantas. A orientação é para que as pessoas não consumam pescados do rio até que o nível de contaminação seja avaliado.
"A gente não encontrou nenhum peixe morto ainda, isso é um bom sinal. Talvez a empresa consiga chegar a tempo e recuperar sem haver mortandade", comenta o técnico da Fatma.
Vazamento pode gerar protesto
O vazamento de óleo pode gerar um processo administrativo por parte da Fatma e uma segunda investigação via Ministério Público.
O gerente da Fatma, Sidinei Galvani, informa que a legislação ambiental é bastante ampla no caso de acidentes dessa natureza, mas que a multa aplicada aos responsáveis deve ser a partir de R$ 30 mil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário