O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Edição 1.529: Política: Juiz Eleitoral também rejeita as contas de Gentil da Luz

A situação do prefeito eleito, Gentil Dory da Luz, encontra-se em estado complicado, estando sujeito a inelegibilidade. É que na quinta feira, dia 11, o Juiz Eleitoral de Içara, Marco Augusto Ghisi Machado, finalmente emitiu um último parecer sobre as contas do peemedebista. Conforme a verificação, Machado apontou irregularidade nos recibos emitidos e acatou o parecer do analista judiciário Marco Aurélio Fevereiro, que atende interinamente pelo Cartório Eleitoral de Içara.
De qualquer forma, Da Luz será diplomado na próxima segunda feira, dia 15, e tomará a posse no dia 1º de janeiro.
Segundo Fevereiro o parecer negativo do juiz, implicará, possivelmente, na inelegibilidade. "A rejeição das contas, não impede a diplomação do candidato. Entretanto, cópia do processo será remetida ao Ministério Publico para que este, se entender cabível, peça a abertura de investigação judicial", esclareceu. "Caso o juiz entenda que as hipóteses levantadas estão presentes, a sanção ao eleito é a declaração da inelegibilidade às eleições a se realizar nos três anos subseqüentes à eleição em que se verificou", completou.
O advogado do PMDB, Paulo Preiss Neto, que em entrevistas anteriores, afirmou que o parecer negativo foi apenas um equívoco do chefe interino do cartório, tentou explicar a situação. "A sentença deixa claro que não houve abuso de poder econômico e nem falha financeira, mas sim, um erro contábil", justificou. "A equipe jurídica do PMDB está examinando processo e possivelmente amanhã teremos um parecer completo", prevê.
Segundo Fevereiro "o prazo para a interposição de recurso é de três dias contados da intimação". Dessa forma, calcula-se que a defesa da coligação "Por Uma Içara Mais Humana", tem até terça feira, dia 16, para entregar o parecer sobre a sentença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário