O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Geral:Vigilância divulga resultado: intoxicação se deu no preparo do alimento, por salmonela

Depois de cerca de uma semana de especulações sobre o que causou a intoxicação das cerca de 40 pessoas que foram parar no hospital após terem se alimentado em uma lanchonete no bairro Vila Nova, em Içara, o resultado dos exames finalmente foi divulgado: a contaminação foi por salmonela.
Segundo informações das Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica, todas as nove amostras analisadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), em Florianópolis, estavam contaminadas pela bactéria, que provoca di-arréia, dor abdominal e febre, sintomas que apresentaram as pessoas que foram até o Hospital São Donato na semana passada.
A contaminação pode se dar através da ingestão de alimentos contaminados com fezes animais ou durante o preparo da comida por pesso-as contaminadas que não higienizam bem as mãos.
Porém, de acordo com o coordenador da Vigilância Sanitária de Içara, Vamilson Pacheco, o resultado das amostras de alimentos deu negativo, o que leva a crer que a infecção se deu mesmo na manipulação, por algum funcionário contaminado. Das nove amostras enviadas ao Lacen, uma era de uma mulher que trabalha no local. A vigilância aguarda o resultado de mais duas amostras de funcionários que foram enviadas posteriormente.
O estabelecimento passa a-gora por algumas reformas e só voltará a funcionar quando todos os funcionários tiverem feito o tratamento e um novo exame, além de uma segunda inspeção da vigilância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário