O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 10 de março de 2011

GERAL - Programa DST/Aids dará mais camisinhas no Carnaval

De 50 mil unidades distribuídas o ano passado, foram acrescentadas neste ano mais 10 mil, totalizando 60 mil camisinhas para o Carnaval de Içara; clubes receberão técnicos do programa.

(Divulgação)

Em 2010 a Secretaria de Saúde de Içara, através do Programa DST/Aids, dis-tribuiu 50 mil preservati-vos durante os quatro dias de Carnaval.
Neste ano, o número será ampliado em 10 mil unida-des. “Nos anos anteriores a 2010, tínhamos que insis-tir para as pessoas pega-rem os preservativos. Já no ano passado, percebemos que elas começaram a pe-dir. Então, em 2011 aumen-taremos para aproximada-mente 60 mil unidades”, explica a coordenadora do Programa DST/Aids, Sa-mira Abdenur.
A coordenadora acredita que as pessoas começaram a usar mais os preservati-vos depois que foram colo-cados em dispensadores.
“Todos os clube de Içara receberam no ano passa-do, e também recebem nes-te, dispensadores com ca-pacidade para 570 camisi-nhas. Com os aparelhos, é possível pegar os preserva-tivos sem a necessidade de pedir para alguém. Isso fa-cilita, porque as pessoas ainda têm vergonha de pe-dir”, conta Samira.
Um grupo, com cerca de 50 pessoas, vai trabalhar nas noites de Carnaval, dis-tribuindo as camisi-nhas. “As equipes estarão nas noites de festa da Casa do Rock, Clube do Ratão, e demais clubes da cidade”, enfatiza a coordenadora.
Além das casas notur-nas, os técnicos do progra-ma vão circular nas ruas do balneário durante o Car-naRincão. O grupo tam-bém vai desfilar em um bloco que tem expectativa para reunir 70 pessoas.
“Vamos desfilar no do-mingo com o bloco da saú-de, promovendo a preven-ção às doenças sexualmen-te transmissíveis (DSTs) e a Aids durante o Carnaval 2011”, informa Samira.
Os agentes de saúde es-tarão uniformizados com camisetas estampando slo-gan da campanha de 2011: “Aids não tem cara. A do-ença está sempre es-con-dida. Camisinha é a única proteção”.
A equipe vai portar le-ques, que contêm informa-ções sobre as formas de prevenção das DSTs, e sa-colas com preservativos.
Mascotes também farão parte do desfile da Saúde fantasiados de preservati-vos gigantes.
A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catari-na está disponibilizando mais de 3,4 milhões de pre-servativos masculinos e 300 mil leques.
O Carnaval desse ano tem uma curiosidade. A data da festa vai coincidir com o Dia Internacional da Mulher, 8 de março.
A secretaria do Estado reforça que Santa Catarina já conta com mais de 8 mil mulheres contaminadas pelo vírus HIV, desde o iní-cio da epidemia da Aids, na década de 1980.

Nenhum comentário:

Postar um comentário