O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 10 de março de 2011

POLÍTICA - Vereadores e direção do HSD discutem falta de médicos

Uma reunião para esclarecer o motivo das faltas de médicos no Pronto Socorro do Hospital São Donato (HSD) foi solicitada pelos vereadores içarenses segunda-feira, dia 28 de fevereiro.

(Bruna Borges/Jornal Içarense)

Realizado nesta quarta-feira, dia 2 de março, o encontro nas dependências da Câmara Municipal de Içara, que contou com a participação da diretora administrativa do Hospital São Donato (HSD), Cleide Gere-mias, do diretor técnico, Ro-berto Omomo, e vereadores da Casa.
O presidente do HSD e também vereador Acirton Costa (PMDB) iniciou a reu-nião explicando como foi o início da gestão. “Assumi o hospital no dia 1° de abril de 2010. O HSD estava no fundo do poço. Levei 40 di-as à procura de uma pessoa competente para assumir a diretoria administrativa, e posso dizer que fui iluminado, pois encontrei a Cleide”, ressaltou o presidente. Costa completou dizendo que a diretora administrativa tem bastante experiência na área e está ajudando a reerguer a insti-tuição hospitalar.
O presidente da instituição de saúde continuou, fa-lando um pouco da história do HSD e a atual situação em que se encontra. “Fizemos um levantamento de todas as dívidas deixadas pelas administrações passadas. Durante este tempo foram feitas denúncias de desvio de conduta das outras administrações pelo Ministério Público e Polícia Federal, que estão sen-do apuradas até hoje. Já conseguimos acabar com grande parte das dívidas. Todos os recursos que estamos recebendo estão sendo bem a-plicados, com seriedade e transparência”, explicou.
Entre as causas levantadas para explicar a ausência dos médicos no Pronto Socorro e o atendimento precário estão: a falta de cre-dibilidade do hospital perante os médicos, que por muito tempo sofreram com o não pagamento de salários; a negligência dos médicos dos postos de saúde do município, que não estão trabalhando a quantidade de horas contratadas, aumentando o número de pacientes no HSD; e as pessoas de outras cidades sendo atendidas em Içara, tirando a vaga da população do município.
Jurê Carlos Bortolon (PM-DB) sugeriu que fosse feita uma fiscalização para dar atendimento prioritário aos moradores de Içara. O tucano André Mazzuchello Ju-coski, o Polakinho (PSDB), parabenizou a administração do HSD pelo esforço na tentativa de melhorar a situação. Os demais vereadores Joacir Domingos Pereira, o Boca (PP); Dinei Darcy Lima (PMDB); Itamar da Silva (PP); Osmar Manoel dos Santos, o Marzinho (PP); Neuzi Berto Silveira (DEM); e Diego Vittorassi (PDT), deram suas contribuições à discussão.
O presidente da Mesa Di-retora do Legislativo, Dar-lan Carpes (PP), não compareceu à reunião.
Ficou decidido que os vereadores vão convocar uma nova reunião, agora com o secretário de Saúde, promotor público e outras autoridades, para tratar do expediente dos médicos dos postos de saúde. “Temos que arrumar a casa primeiro”, comentou Bortolon, sobre o atendimento sobrecarregado no Pronto Socorro gerado pelo não cumprimento de horário dos médicos dos postos de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário