O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

GERAL - Professores da rede estadual realizam manifesto em Içara

Há 16 dias os professores da rede estadual de ensino estão em greve para exigir uma proposta de reajuste salarial que contemple o pagamento de benefícios e abranja o plano de carreira.

(Bruna Borges/Jornal Içarense)

Cerca de 300 professores da rede pública estadual se reuniram na tarde desta quinta-feira, dia 2, em passeata pelas ruas centrais de Içara.
Com faixas e cartazes a classe, que está em greve, protestou contra a decisão do Governo do Estado de não respeitar a progressão na carreira e o tempo de serviço dos profissionais da educação, concedendo a-penas o pagamento do piso salarial nacional.
Os professores iniciaram o percurso saindo da Praça da Matriz São Donato, por volta das 14h30min, passando pelas ruas do Centro até chegar a Praça da Juventude, onde pararam para repasse de informações por parte do comando regional.
“É inadmissível que o go-verno não cumpra a lei. O piso é apenas uma das nossas reivindicações. Queremos melhores estruturas nas escolas e reconhecimento profissional”, declarou a coordenadora do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte) de Criciúma, Cintia dos Santos.
A coordenadora comunicou que o comando estadual da greve foi até o centro administrativo do governo, em Florianópolis, na quarta-feira, dia 1°, a fim de pedir uma audiência com o governador.
“Tivemos o pedido atendido e hoje (quinta-feira, dia 2), às 17h, vai acontecer uma reunião entre o comando de greve e o governador Raimundo Co-lombo. Não temos grandes expectativas, mas, pode es-tar vindo uma proposta”, disse Cintia durante o ato.
Nesta sexta-feira, dia 3, às 13h30min, o comando da greve na Região Carbo-nífera vai reunir-se no Co-legião, em Criciúma, para discutir o que foi conversado no encontro com o governador. E na próxima terça-feira, dia 7, haverá u-ma nova assembleia regional para que o comando repasse as informações aos professores.
Para a coordenadora do Sinte-Criciúma, a mobiliza-ção em Içara teve uma participação bastante positiva. “Este tipo de manifesto aqui em Içara chama a atenção do povo, mostrando que o nosso movimento es-tá forte e crescendo. Na região já temos 95% de adesão e em todo o Estado 93%”, explicou Cintia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário