O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sábado, 29 de novembro de 2008

Edição: 1.519: Política: Cartório Eleitoral desaprova contas de Gentil

Na última quarta-feira, dia 26, o Cartório Eleitoral de Içara, emitiu o primeiro parecer sobre as contas do prefeito eleito, Gentil Dory da Luz.
Dentro do que se previa o parecer foi pela desaprovação das contas.
Segundo o relatório do chefe interino do cartório eleitoral, Marco Aurélio Fevereiro, Gentil está com a documentação irregular. O motivo foi a não declaração das doações que recebeu do comitê financeiro. Com base nisso, o cartório eleitoral enviou a todos os fornecedores que constavam na lista das prestações de contas do candidato eleito, um ofício solicitando os valores. Conforme Fevereiro, esses valores não corresponderam aos valores emitidos por Gentil.
As empresas, na maioria, dizem respeito a materiais publicitários. Entre elas, a Music Paz Sonorização Ltda. (divulgações em carro de som e jingle); Tchê Comunicação Visual (plotagem para carros); Gel gráfico e editor (santinhos), entre outras, que tiveram um valor total de R$ 42,5 mil (valores sem a comprovação). No documento o chefe interino ainda ressaltava a importância desses comprovantes. : "Os recibos eleitorais são documentos oficiais que viabili-zam e tornam legítima a arrecadação de recursos para a campanha, imprescindíveis seja qual for a natureza do recurso, ainda que do próprio candidato, não se eximindo desta obrigação aquele que, por qualquer motivo, não disponha dos recibos", descreveu Aurélio no documento.
O advogado da coligação "Por Uma Içara Ma-is Humana", Paulo Preiss Neto, assegurou que este foi apenas um parecer do cartório, segundo ele, o parecer foi ‘apenas’ de um chefe substituto. "Todos os gastos foram feitos por declarações retificadoras através do comitê financeiro", lembrou o advogado.
Já o contador do partido, Gilmar Celoy Custódio, não quis dar informações sobre o caso, alegando que só se posicionará a partir do parecer do juiz eleitoral. Segundo informações de Preiss Neto, o contador iria ao cartório eleitoral na tarde de ontem para tomar conhecimentos do parecer.
A desaprovação das contas implica na inelegibilidade do candidato por até quatro anos. O PP, paralelo a isso, ingressou com Ação de Investigação Judicial visando impedir a diplomação do candidato prevista para ocorrer até o dia 19 de dezembro.
O advogado do partido, Preiss Neto, informou que estes documentos já estão sendo analisados pela equipe judicial do PMDB e até a próxima terça feira, dia 2 de dezembro, serão entregues as devidas defesas. Essa data é o prazo limite para a entrega desse documento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário