O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sábado, 29 de novembro de 2008

Polícia: Ladrões rondam casas de barco para furtar casas vazias

Há 10 dias a população do Norte de Santa Catarina convive com a enchente e deslizamentos que obrigou milhares de catarinenses a sairem de suas residências, cuja altura da água atingiu mais de 1 metro.
Agora a preocupação é outra: com os saques nas ca-sas vazias, que estão sendo feitas por homens de barcos, durante a noite.
Muita coisa foi perdida com ás àguas, mas outro tanto pode ser salvo, o que vem levando os moradores a ficarem nas casas, para evitar os saques.
Itajaí, Navegantes e Blumenau, cidades em que as águas ainda encobrem bairros inteiros e abandonados, onde tem ocorrido a maioria dos furtos, moradores estão ilhados para defender os bens. Os saqueadores levam televisões, geladeiras, camas, colchões, fogões, guarda-roupas, computadores, entre outras coisas.
Para chegar às casas ainda submersas, é preciso ir de barco. Há propriedades aparentemente vazias, mas ao menor sinal de aproximação aparece alguém. Quem pode vai tentando limpar tudo aos poucos e recuperar o que as cheias não estragaram. fogões e até computadores dos vizinhos.
Segundo a Defes Civil, até o momento morreram 99 pessoas, 27.410 estão desabrigadas e 51.297 desalojadas, totalizando 78.707. Cerca de 1,5 milhão de pessoas foram afetadas pelas enchentes que castigam Santa Catarina..

Nenhum comentário:

Postar um comentário