O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 11 de julho de 2008

Geral: Produtores rurais de Içara recebem treinamento

O treinamento foi dividido em duas partes. Houve uma apresentação inicial no auditório da Cooperaliança, em Içara, e, no resto da semana, o instrutor visitou a casa de cada produtor, registrou com fotos e anotações os certos e errados na produção.
Depois, os 20 casais convidados para o treinamento se reuniram novamente nesta sexta-feira no auditório para analisar o material coletado. "Assim, aprendemos com nossos próprios erros e os erros dos outros. Achei interessante a preocupação com o meio ambiente, com os nossos lixos", relata Zilda Dalmolin, da Segunda Linha, produtora à 37 anos.
A coleta das embalagens de agrotóxicos é feita uma vez por ano pela empresa. Até lá, o agricultor deve guardá-lo em um depósito seguro, com cadeado e três prateleiras: uma para o material sólido, outra para o liquido, e a última para as embalagens vazias.
O curso é uma parceria da Souza Cruz com Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC). "O objetivo da Souza Cruz é que até 2011, todos os produtores sejam treinados", explica Ivan Isoppo, orientador agrícola.
O foco das lições foi o produtor e a família. "Queremos melhorar a qualidade de vida deles, assim melhoramos o produto, consequente mente", afirma Isoppo.
A aula encerrou ontem, e a turma recebeu um almoço de formatura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário