O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Geral: Comunidade limpa e refloresta o Jardim Silvana

Preservar a natureza e culti-var um ambiente agradável é o objetivo das crianças e adolescentes que, coordenados pela professora e bióloga Tânia Vitch, limparam e replantaram todo um terreno no bairro Jardim Silvana.
O projeto, da associação de moradores, teve inicio com o aterro e a terraplanagem em outubro de 2007, mas só agora está ganhando dimensão.
Durante todo o último sábado, eles trabalharam na limpeza do local, recolhendo e queimando o lixo jogado no terreno pelos moradores, que contribui para a poluição visual e degradação da área reservada exclusivamente para a proteção da natureza.
O bairro tem coleta de lixo duas vezes na semana, ainda assim há terrenos completamente sujos.
A Fundação Municipal de Meio Ambiente doou cerca de 60 mudas de árvores nativas. Entre elas, muitas frutíferas e ornamentais, que se juntaram a outras mudas produzidas pela própria comunidade.
No terreno, de 2.800m2 , foram demarcados os locais reservados para o parque, o quiosqui, as mini quadras de vôlei e basquete, a pista de ciclismo e de caminhada. Porém, tudo isso respeitando os limites de área para a mata ciliar do riacho.
Algumas crianças recolheram e queimaram boa parte do lixo, enquanto outras faziam as covas, colocavam esterco, plantavam as mulas, demarcavam as colas com estacas.
No inicio do outono, será a vez do plantio das flores e das folhagens ornamentais, em parceria com das escolas locais e com o Grupo de Escoteiros que tem a sede no bairro.
As quadras, as pistas, e um pequeno lago no qual as crianças querem por peixes, serão construídos na medidaque a associação angariar recursos. O parque será recuperado e transferido para a pracinha no próximo mês.
A Associação de Moradores foi criada em 1985 e regulamentada em 1991, é um Órgão Não Governamental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário