O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sábado, 16 de agosto de 2008

Geral: Agricultor consciente investe em morango orgânico

Cada vez mais os consumidores brasileiros procuram por produtos orgânicos - assim são denominadas frutas, legumes e verduras cultivadas sem agrotóxicos nem adubos químicos. E isso não é por acaso.
A análise das amostras de frutas e verduras quase sempre mostram teores de resíduos acima do permitido e o uso de agrotóxicos não autorizados para essas culturas, o que pode ser muito prejudicial à saúde, além de acabar com o meio ambiente.
Um olhar no futuro
De olho na sustentabilida de, um agricultor de Içara preza pelo meio ambiente e a saúde da família com o cultivo de produtos orgânicos.
"Quando eu tinha 14 anos, escutei uma conversa entre os adultos. Eles falavam sobre o uso de veneno no repolho. Eu achei aquilo um absurdo e o papo nunca saiu de minha cabeça", relata o agricultor Pedro Alcino Budny.
Entretando, sem alternativas, Budny continuava a cultivar fumo com o pai. "Eu trabalhei desde os nove anos. Com o passar do tempo, aquilo foi se tornando comum, mas eu nunca me senti bem com o uso de agrotóxicos", afirma ele.
Depois de adulto, o agricultor continuou no plantio de fumo. Entretanto, depois de um tempo, a esposa, Margareth Sorato Budny, começou a sofrer de fortes dores de cabeça. "Eu ia no médico e ele não garantia que essa era a razão das dores, mas dizia que o mais aconselhável era parar de lidar com agrotóxicos", conta a agricultora, que trabalha com o marido.
A partir disto, Budny começou a buscar alternativas para os problemas. Começaram produzindo verduras, mas com agrotóxicos. "Eu não tinha nem coragem de oferecer aos amigos pois sabia a quantidade de veneno que ia alí", conta a agricultora. Assim veio a idéia dos orgânicos.
O ponta pé inicial
Há oito anos, Alcino participou de um curso sobre produção orgânica em Canoinhas, no Planalto Norte de Santa Catarina.
Alí, começou a se encantar com a cultura orgânica e assim, deixou a fumicultura de lado. "O veneno contamina a terra, que contamina a água, que depois nós buscamos para beber", ressalta .
"É gostoso trabalhar sabendo que se está vendendo um produto limpo", vibra.
O difícil início
Qualquer mudança exige esforços. Para os Budny, o início não foi fácil. "Muita gente desconfiava. Diziam que a gente colocava veneno durante a noite", diz Margareth.
Porém, ignorando a péssima expectativa dos colegas agricultores, eles foram em frente. Hoje, têm 40 mil pés de morangos, além de cenoura, repolho, alface e tomate. "Minha cabeça nunca mais doeu",comemora Margareth. Em Içara, os morangos Cultura Orgânica são vendidos no Supermercado Giassi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário