O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sábado, 16 de agosto de 2008

Geral: Coopervectra volta a produzir e contrar ex-funcionários

Depois de três anos trabalhando apenas com insumos para outras cerâmicas, a Coopervectra inicia nesta semana a produção de um milhão de listelos cerâmicos por mês. Com isso, a cooperativa, formada por 18 ex-funcionários da antiga Vectra Revestimentos Cerâmicos, contratará 60 também ex-colaboradores para empregos diretos, além de gerar mais 120 indiretos.
A parceria
A responsável por este desenvolvimento é a nova parceira da cooperativa: empresa Sul Brasil Mosaicos, de Criciúma. Esta entrará com o capital de giro, insumos, reformas de equipamentos e equipe especializada na área comercial. "Nós investimos cerca de R$ 300 mil em reformas no maquinário", conta um dos diretores da Sul Brasil Mosaicos, Eduardo Bittencourt.
Já a Coopervectra entra com o que faz melhor: a industrialização do produto e a mão-de-obra. "A partir dessa parceria a cooperativa passa a viver uma nova fase. Assim, garantiremos empregos e renda para muitas famílias", comemora o presidente da Coopervectra, Danilo Simão Rufino.
A Coopervectra
A Coopervectra foi criada depois da falência da Vectra Revestimentos Cerâmicos, em 2005. Apoiados por outras cooperativas como a Cooperminas e Coopermetal, que também surgiram depois da falência de empresas privadas, os funcionários decidiram se unir e tornar-se empreendedores. "Aqui não há chefe, somos todos unidos.A diretoria conta com seis membros. Sou o presidente, mas é cargo social", destaca Rufino.
Na época da falência, cerca de 170 funcionários perderam seus empregos. Com isso, alguns dos trabalhadores se juntaram e resolveram criar a cooperativa, outros foram em busca de novos serviços. Dentro destes três anos, a base da produção era de insumos. "Nós até tentamos voltar a produzir material cerâmico, mas não obtivemos êxito, pois todos aqui são trabalhadores e não temos o principal, o capital de giro", explica o presidente.
O outro lado
Contudo, a Coopervectra não foi a única beneficiada. A empresa Sul Brasil Mosaicos atua hoje no mercado dos três estados do sul, mas com a parceria, estuda expandir as vendas para outras regiões do país. "A partir dos listelos vamos atuar também no mercado de São Paulo", revelou Bittencourt.

Nenhum comentário:

Postar um comentário