O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

domingo, 25 de janeiro de 2009

Geral: Excesso de peso em caminhões pode desgastar asfalto da BR-101

A grande quantidade de caminhões com excesso de peso na BR-101 vem preocupando o Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit), responsável pela duplicação da rodovia.
De acordo com a assessoria do órgão, estão sendo notificados diariamente cerca de 120 motoristas por excesso de peso na balança de Araranguá, a mais próxima do trecho do município de Içara.
O número de autuações pelo Dnit aumentou em decorrência da nova resolução do Contran, que permite o controle de peso máximo por eixo do veículo e não mais somente pelo Peso Bruto Total Combinado (PBTC). O máximo que cada veículo pode ter depende do modelo em questão. Além disso, a multa é progressiva.
O grande problema é que o excesso de carga é apontado como um dos principais fatores que contribuem para desgaste das condições asfálticas das estradas, causando buracos e a-fundamento de asfalto. "O nosso objetivo não é multar, mas conscientizar os motoristas para que não andem com mais peso do que o permitido, já que isso é ruim para a rodovia", explica Bruno Maestre, assessor de comunicação do Dnit, deTubarão.
Para evitar as fugas, está sendo instalado um sistema de monitoramento por câmeras que farão o registro do caminhão para posterior emissão da autuação tanto por fuga quanto por excesso de peso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário