O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

domingo, 25 de janeiro de 2009

Geral: Normalização nos postos de saúde depende de votação no Legislativo

Dos 16 postos do Programa Saúde da Família (PSF) de Içara, apenas sete abriram as portas nesta quinta-feira. Ainda assim, com poucos funcionários.
Segundo o secretário de Saúde do município, Fabrício Possamai, a prefeitura pretende fazer contratações emergênciais para resolver o problema. No entanto, elas só serão realizadas caso a votação na Câmara de Vereadores seja favorável. A s sessões serão realizadas na terça e quarta-feiras.
De acordo com as regras do local, depois de receber o projeto, o presidente da Câmara ainda tem 24 horas para convocar os vereadores. Caso aprovado, o projeto irá autorizar a contra-tação de médicos, enfermeiros, dentistas e técnicos de enfermagem. Além disso, a Administração Municipal está convocando profissionais que estão em período de férias.
O caos no sistema de saúde, que está revoltando a população içarense, iniciou quando os funcionários contratados pela Associação Feminina de Assistência Social de Içara (Afasi) foram demitidos, após o prefeito Gentil Dory da Luz (PMDB) ter assinado um decreto para o afastamento.
Segundo Possamai, foi impossível manter o vínculo com a Afasi devido às muitas irregularidades. "É um momento de transição e nós estamos trabalhando muito no sentido de normalizar os serviços", afirma.
No Posto Central há um médico livre das 7h às 19h,. tentando suprir carências dos bairros.Apesar disso, poucos pacientes estão se dirigindo ao local. "A população deve ter paciência e utilizar os recursos disponíveis até que a situação seja normalizada", finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário