O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 30 de julho de 2009

COLUNISTA - Susiane MENDES: Animais domésticos, posse responsável e implicações legais

Hoje, em especial, fugirei de minha habitual linha de artigos sobre os direitos dos consumidores e trabalhadores para falar sobre um assunto que me chamou a atenção. Estava no escritório, na manhã desta quarta-feira, quando me deparei com uma cena que me tirou a tranquilidade. Um pequeno filhote de cachorro gritava em uma sacada, pois estava frio e ele não possuía qualquer artifício para se agasalhar, apenas o piso gelado.

É preciso ficar atento, se alguém se propõe a ter sob a guarda um animal deve saber que o mesmo necessita de local adequado, com espaço seco arejado e aquecido, além de cuidados com a alimentação e saúde.

Existem casos onde pessoas que não possuem um equilíbrio emocional estável, maltratar animais pelo simples prazer de maltratar, mas em muitos casos o que ocorre são pessoas que adotam animais e simplesmente não sabem tratá-los bem. Ninguém é obrigado a gostar de animais, mas a ninguém é permitido maltratá-los.

Desde início de 1998 está em vigor a Lei 9605/98, Lei de Crimes Ambientais, nela é tratado o crime de mautrato de animais domésticos.

Além da Lei 9605/98, o mesmo assunto é tratado no Decreto nº 6.514, de 22 de julho de 2008, ambas as normas são federais, com o objetivo de punir ações lesivas do homem ao meio ambiente, compreendido neste a flora, a fauna vertebrada e todas as espécies de patrimônio público. Antes destas normas, a punibilidade quanto aos atos lesivos ao meio ambiente somente existiam na esfera administrativa, mas agora foram remetidos para o campo criminal.

A Lei de Crimes Ambientais, no Artigo 32, prevê prisão de três meses a um ano, além da multa prevista no Decreto em seu Artigo 29, de R$ 500 (quinhentos reais) a R$ 3 mil (três mil reais) por indivíduo, para quem praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, com aumento de um sexto a um terço da prisão, se ocorrer a morte do animal.

Assim, existindo legislação federal que define como crime os atos de abuso e de maus-tratos com animais, estes devem ser comunicados à polícia, que deverá registrar a ocorrência, instaurando inquérito policial. A autoridade está obrigada a proceder a investigação de fatos que, em tese, configuram crime ambiental, pois o artigo 319 do Código Penal, prevê crime de prevaricação para quem recebe notícia de crime e deixa de cumprí-la.

Quanto ao cãozinho da sacada, entrando em contato com o responsável, ele compreendeu o que estava ocorrendo e acolheu o filhote como deveria, protegendo-o.

Buscar uma sociedade melhor é fazê-lo de todas as formas e para todos os seres.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

FLASH JI - Lagoa do Jacaré limpa

Depois de muita polêmica sobre a limpeza da Lagoa do Jacaré, mesmo fora da temporada, o local tem sido limpo regularmente, o que é muito bom para as pessoas que passam diariamente por lá.

Foto: Maso Nyetto (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Edição 1674: EDITORIAL - PM no combate ao jogo de azar

Somente nesta semana foram apreendidas pela Polícia Militar cinco máquinas caça-níqueis em bares da cidade. Os proprietários vão ter que comparecer no Fórum de Içara para responder a termos circunstanciados pela contravenção.

Os jogos de azar sempre fizeram parte da vida de muitas pessoas, que tentam ganhar um trocadinho a mais, o que, na maioria das vezes, tem efeito contrário, dando prejuízo no bolso.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

quarta-feira, 29 de julho de 2009

DISTRITO - Tela do alambrado do CEI Peixinho Dourado continua arrebentada

Vândalos abriram um buraco na tela do alambrado para entrar no pátio do CEI, localizado no centro do Balneário Rincão, ao lado da Delegacia de Polícia Civil, e reparos ainda não foram feitos.

A tela de proteção, que faz parte do muro da creche Peixinho Dourado, na Rua Rio de Janeiro, próximo a Delegacia de Polícia Cívil e da subprefeitura do Balneário Rincão, em Içara, está furada.

Existe vários buracos no alambrado por onde qualquer pessoa pode passar.

O fato desencadeia problema, tanto pelos constantes assaltos em creches que vem ocorrendo na região, quanto pela falta de segurança oferecida às crianças, que devem voltar as atividades na semana que vem.

Uma moradora que reside próxima a creche informou que o buraco no alambrado foi feito por outras crianças para brincarem no CEI.

A secretária de Educação, Giovana dos Santos, informou que os funcionários de pequenos reparos da Secretaria estavam no Balneário Rincão para ver essa situação do alambrado e outros serviços, mas a chuva pode ter atrasado o reparo, que será feito o mais rápido possível.

A comunidade espera que os buracos no alambrado do CEI sejam tapados antes das aulas.

Foto: Maso Nyetto (Jornal Içaernse)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

ESPORTES - Barracão e Praia preparados para a decisão do içarense

As duas equipes venceram os jogos de ida e de volta, respetivamente, contra Vila Nova e São José, e pela terceira vez disputam o título do Campeonato Içarense, que será no próximo domingo.

Pela terceira vez as equipes do Barracão e do Esporte Clube Praia chegam a final do Campeonato Içarense, mas, pela primeira vez, se confrontam na decisão da competição municipal. Nas duas anteriores os dois times ficaram na segunda colocação.

A partida decisiva será realizada, domingo, no Complexo Esportivo João Ramos Rousseg, em Içara.

O Barracão, com 100% de aproveitamento, venceu as nove partidas, totalizando 27 pontos, marcou 33 golse sofreu apenas um gol. O time participa da terceira final e pretende, desta vez, ficar com o título.

O presidente do Barracão, Cláudio Manuel Motta comentou que nesta final não tem um favorito, as duas equipes tem chances de ficar com o título. “A equipe adversária é uma das melhores do campeonato e dará muito trabalho pra gente”, comenta o presidente, acrescentando que não terá desfalques para a decisão de domingo.

Pelo outro lado, o Praia conquistou 19 pontos, com cinco vitórias, um empate e duas derrotas, balançou as redes 34 vezes e tomou 14 gols. Os jogadores estão confiantes na conmquista.

Confrome o presidente Rafael Motta Custódio, a equipe terá alguns desfalques complicados para a partida da final. “Sabemos que será um jogo complicado, o Barracão é um dos favoritos, já quem vêm fazendo a melhor campanha na competição, sem nenhuma derrota, o que nos leva a ter muito cuidar em todos os momentos da partida”, finalizou.

A final será disputada em duas partidas, em caso de empates, a decisão do Campeonato Içarense será nos pênaltis.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

VARIEDADES - Passageiros escutam há três anos a voz de Ademir Maffei

O serviço de sonorização do Terminal Rodoviário de Içara é aprovado pela maioria dos passageiros, de diversas localidades, que passam diariamente pelo local e escutam músicas e informações.

Há três anos os passageiros que passam pelo Terminal Rodoviário de Içara escutam a voz de Ademir Maffei, 55 anos, que presta serviços de sonorização de segunda à sexta-feira, das 7h30min às 18h no local.

Os serviços de utilidade pública eram reivindicados pelos próprios usuários há anos, foi quando em 4 de agosto de 2006 os pedidos foram atendidos e desde então tem sido de grande servia aos pasageiros.

Maffei comanda um programa religioso católico chamado “Tempo de Amar”, na Rádio Hulha Negra e também trabalhou por seis anos na Rádio Comunitária do Rio Maina, ambas de Criciúma.

O serviço de sonorização do Terminal Rodoviário consiste em prestar as seguintes informações: o horário de partida de ônibus e as respectivas linhas, a hora certa, temperatura, objetos que foram encontrados no terminal, dar recados, entre outros.

Com um repertório de 450 músicas para diversos gostos, orquestradas, atuais ou mais antiga, Maffei procura dar um entretenimento aos usuários que ficam aguardando o próximo ônibus.

O serviço de sonorização realizado por Ademir Maffei é aprovada, tanto pelos funcionários, quanto pelos comerciantes e usuários do Terminal Rodoviário de Içara, mas, fazem uma ressalva: “preferiam outros tipos de música”. Já Maffei afirma: “a música é o que tem menos importância, o que importa são as informações prestadas todos os dias”.

Pelo Terminal Rodoviário passam cerca de 1500 pessoas todos os dias, o que torna o serviço de sonorização interessante para patrocinadores, como Abimar Supermercado, que tem a marca divulgada diariamente para passageiros de diversas localidades de Içara. Para maiores informações, ligue 3432-2443.

Foto: Djonatha Geremias (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍCIA - Loja de calçados é arrombada

A Loja Bom Preço Calçados, no Centro de Içara, localizada na Rua Ipiranga, foi arrombada durante a madrugada de sábado, dia 25 de julho. As informações são da Delegacia de Polícia Civil, de Içara.

Segundo o boletim de ocorrência, foram furtados 225 pares de tênis e de botas, da marca Adidas e Olympikus, 50 pares de meias, 25 bolsas de marcas, um rádio portátil e mais R$ 190,00 em dinheiro, que estava no caixa da loja.

O fato foi percebido na manhã seguinte por lojista ao lado, que acionou um guarda. A porta de vidro estava aberta e com os trincos de metal forçados.

Segundo o gerente e proprietário da loja, Agilmar Viana, o prejuízo é de aproximadamente R$ 15 e 20 mil. A Polícia Civil investiga o caso, mas não tem nenhuma pista.

Foto: Djonatha geremias (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍCIA - PRE atinge o recorde de 333 dias sem mortes na SC-444

Hoje o recorde da Polícia Rodoviária Estadual de Içara é atingido: 333 dias sem acidentes fatais na rodovia SC-444 e comando afirma que não haverá comemoração para não atrair agouros.

Após o último acidente fatal, isto é, resultante em morte, na Rodovia SC-444 em 30 de agosto de 2008, hoje completa o 333° dia sem mortes na rodovia estadual que corta Içara, segundo dados da Polícia Militar Rodoviária (PMRv) do município, alcançando o recorde da polícia.

De acordo com o 2º sargento e comandante da PMRv de Içara, Adilson de Oliveira, não haverá nenhuma comemoração pela quebra do recorde, “para não atrair agouros”.

Entretanto, se tudo der certo e esse recorde se estender a 365 dias (um ano), aí sim uma programação será realizada. Segundo o sargento Oliveira, trabalhos de conscientização junto aos motoristas, estudantes e comunidade em geral, com auxílio da imprensa, vão continuar.

A quebra do recorde deu-se devido ao competente trabalhos dos policiais rodoviários, principalmente durante as operações de reforço policial e de fiscalização em épocas de feriados prolongados e temporadas de verão e festas.

A comunidade içarense agradece.

Foto: Djonatha Geremias (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Gered responde denúncia de professor do Maria da Glória

O professor ACT (Admissão em Caráter Temporário) da Escola Maria da Glória, no Bairro Aurora, Isac Recco Nascimento, denunicou segunda-feira, na Câmara Municipal e Vereadores, o descaso com a educação em escolas estaduais em Içara, alegando falta de fiscalização do Estado nos colégios, onde alunos estariam sendo aprovados sem a carga horária de aulas mínima exigida.

A supervisora de educação básica e profissional da Gêrencia Regional de Educação (Gered), Carla Nuremberg, informa que há fiscalização, sim. “Esse professor tem que apurar mais os fatos”, comenta.

Carla diz, que, pessoalmente, visita as escolas estaduais da região. Acrescentou que existem metas nos conselhos de classe, pelas quais os professores são responsáveis. E que pelas atas, pode-se perceber todas as determinações dos professores sobre aprovações de alunos, por exemplo. E essas atas são analisadas pela Gered. Há ainda gráficos de falta por professor nas escola, para análise da frequência deles.

“Inclusive, investigamos até os médicos que emitem atestados de saúde para justificar faltas de professores”, explica.

Ela conta que, no primeiro semestre, já visitou diversas escolas estaduais de vários municípios. “Içara ainda não foi visitada, mas será no início do segundo semestre desse ano”, completa ela.

A direção da Escola Maria da Glória, estabelecimento de ensino acusado pelo professor de formar alunos em 2008 sem a carga horária exigida, afirma que não há irregularidades. Inclusive, o próprio Isac Nascimento assinou as atas que comprovam que os alunos cumpriram as cargas horárias exigidas pelo MEC.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Apaes do Brasil e de Içara poderão deixar de ser escolas

Está nas mãos do Ministro da Educação decidir se as Apaes de todo o Brasil deixarão de ser escolas para serem apenas instituições de assistência clínica à portadores de necessidades especiais.

O Conselho Nacional de Educação recebeu um encaminhamento da Secretaria de Educação Especial do Ministério de Educação e Cultura (MEC), solicitando que as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) do Brasil deixem se serem escolas para portadores de deficiência intelectual e se transformem apenas instituições de assistência clínica.

O projeto de lei que estabele essa nova posição das Apaes está às mãos do Ministro da Educação, Fernando Haddad, para ser aprovado ou negado.

Entretanto, ese projeto contraria o interesse de todas as Apaes do Brasil e das famílias dos alunos.

Segundo a diretora da Apae de Içara, Clair Faraco, se os alunos especiais forem transferidos à escolas regulares serão menosprezados, isso porque elas não estão preparadas para receberem os alunos.

“Não há nem estrutura física, adaptada e própria para os alunos especiais. Quase já não tem para os regulares. Além disso, os professores não estão capacitados para lidarem com alunos diferente”, expõe Clair, afirmando que não basta dar algumas “palestras de capacitação” aos professores e esperar por milagres.

A Apae de Içara, assim como todas as demais, estão planejando manifestos em todo o país para sensibilizar o Ministro, para que ele rejeite o projeto.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍTICA - Vereadores pedem melhorias nas ruas

Os vereadores de Içara apresentaram e aprovaram seis indicações na sessão ordinária de segunda-feira, destas proposições cinco foram direcionadas à Secretaria de Obras do município.

O teor das indicações ficou restrito em melhorias de ruas com patrolamento e revestimentos com areão e abertura de vias públicas.

Conforme a indicação dos vereadores Antônio de Mello, Acirton Costa e Jurê Carlos Bortolon, todos do PMDB, que indicaram a necessidade da abertura de uma via pública para ligar o Bairro Jussara à comunidade de Linha Zilli.

Para Mello, a indicação vem de encontro aos anseios da comunidade, haja vista que muitas pessoas moram no bairro Jussara e trabalham na Linha Zilli. “Com a possibilidade de abrir aquela rodovia facilitaria o acesso das pessoas, principalmente aquelas que trabalham na Linha Zilli, e trazendo mais segurança e rapidez para chegar a Rodovia SC-444, beneficiando muitas pessoas”, explicou.

Aproveitando o gancho das indicações, o vereador Itamar da Silva, no horário político, lembrou que há cinco meses fez uma indicação para a instalação de duas lombadas nas ruas Trinta de Dezembro até a Procópio Lima e ainda não obteve êxito. “As pessoas que residem nas referidas ruas me procuraram na sexta-feira passada, solicitando a instalação das lombadas antes que aconteça algum acidente, por isso queria pedir que o Poder Executivo resolva este problema”, salientou Silva.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍTICA - Prefeito se reúne com representantes de igrejas

No Projeto Café com Prefeito, Gentil Dory da Luz confirmou parceiras com representantes de igrejas evangélicas para melhorar a qualidade de vida em Içara para os próximos anos.

Pastores de pelo menos oito igrejas evangélicas de Içara confirmaram parceria com a Administração Municipal nas ações para melhorar a qualidade de vida dos moradores. A parceria foi definida em reunião com o prefeito Gentil Dory da Luz, na manhã desta segunda-feira, durante o Projeto Café com o Prefeito.

“Continuamos nos reunindo com entidades de Içara e firmando parcerias para melhorar a qualidade de vida dos içarenses e garantir o crescimento planejado e humano da cidade”, destacou o prefeito, acrescentando que muitas das ações sociais são idealizadas e executadas pelas diversas igrejas e a prefeitura municipal precisa desse apoio social.

Para os pastores presentes no encontro, a oportunidade oferecida pelo Poder Público é uma forma de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido com a população mais carente. “Nos sentimos muito felizes em poder contribuir com o desenvolvimento humano de Içara. Vamos nos envolver com os projetos sociais, de saúde e educação e ajudar a consolidar as boas iniciativas”, enfatizou Ana Lúcia Berndt, pastora da Igreja Luterana Renovada.

O Projeto Café com o Prefeito acontece todas as segundas-feiras pela manhã e consiste na aproximação entre o Executivo e entidades de Içara com o objetivo de fortalecer parcerias para o desenvolvimento planejado da cidade.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

COLUNISTA - Élza de MELLO: Nuances de vidas em crônicas (Parte 6)

Viajamos por algumas horas, passamos por povoados e por algumas cidades. Era uma manhã fria e a garoa cobria as encostas dos morros e subia dos vales, dos rios e regatos. Ao chegarmos à cidade de Praia Grande, conforme o combinado, paramos próximo da praça.

Eu me dirigi até a uma papelaria para comprar um cartão, enquanto outros acompanhantes tomavam o cafezinho da garrafa térmica que a Rosi havia levado. Era o reforço do desjejum que havíamos feito antes de tomarmos a estrada. Conversamos e tomamos informações para nos orientarmos.

A dona da papelaria nos disse que a ponte de acesso ao povoado de Santa Luzia havia caído com as últimas chuvas, então deveríamos tomar o próximo desvio e atravessarmos por uma ponte ainda provisória. Assim tomamos nossos lugares, nos carros, e rumamos para o lugar onde haveria a celebração que procurávamos.

Andamos por algum tempo entre árvores, meandros do Rio Mampituba, os bananais bem tratados e limpos pela encosta dos morros e vales. As bromélias enfeitavam as árvores e, os mais diversos cipós abraçavam troncos centenários numa efusão de vida.

Só os buliçosos insetos e os pássaros estavam calados na manhã fria e embalada pelo minuano, que descia da serra majestosa que emparedava a cidade com os seus mistérios. Tudo é muito grandioso quando se anda entre vales e serras. Há o sombrio, os declives, mas há também o majestoso, o imponente, o píncaro que parece nos aproximar mais de Deus.

E com estes pensamentos místicos, que sempre me ocorrem quando ando por lugares de natureza exuberante, chegamos ao santuário de Santa Luzia.

As pessoas nos cumprimentaram e pude observar a semelhança entre elas. Dava para se reconhecer a cada um dos familiares Réus, ainda que estejamos a algumas gerações, da família migrante de Sanga Funda e, consequentemente, de Içara.

Há os guardiões da família, e esta a razão de nossa presença a um festejo familiar tão especial como as Bodas de Ouro de Edy e Aniceto Patrício Réus. E como a chama desta união e amizade familiar vem se estendendo por várias gerações, nossa presença era também uma gratidão e, até mesmo uma obrigação para com o casal.

Até a próximação semana, com a continuação...

Nuances de vidas em crônicas (Parte 1)
Nuances de Vidas em Crônicas (Parte 2)
Nuances de Vidas em Crônicas (Parte 3)
Nuances de Vidas em Crônicas (Parte 4)
Nuances de Vidas em Crônicas (Parte 5)
Nuances de vidas em crônicas (Parte 6)
Nuances de Vidas em Crônicas (Parte 7)

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

CHARGE - Batalha no Campeonato Içarense!

A charge possui direitos autorais, para reprodução desta ou de qualquer outra foto deste site, informe os créditos ou peça autorização pelo e-mail jornalicarense@gmail.com. Plágio é crime.

Charge: Jhow Jhow
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

ESPAÇO LIVRE - Reclamação de içarense (via Blog JI Diário)

Quero expressar minha indignação com os responsáveis pela pavimentação da Rua Antônio Zago, no Centro de Icara, porque há quase dois anos eu paguei para fazer a pavimentação com lajotas e até o momento não fizeram nada.

Eu pergunto a esses elementos que receberam o meu dinheiro se eles não tem vergonha na cara, porque disseram "primeiro tem que pagar e depois faremos a obra".

Sou apenas um trabalhador e o dinheiro que paguei era a economia que tinha guardado. Espero que em breve tenha uma resposta sobre para onde foi o meu dinheiro.

Lindomar Zabot, morador da Iapetec

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Edição 1673: EDITORIAL - Ocorrências preocupam

O número de assaltos e arrombamentos está aumentando na Região Sul e isso vem deixando preocupada a população, que cobra mais segurança dos órgãos competentes, como as Polícias Militar e Civil.

Mesmo com as rondas ostensivas realizadas pelo Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT) da Polícia Militar os meliantes não se amendrontam e continuam a realizar pequenos e grandes furtos.

Os mais recentes foram os assalto ocorridos contra o Banco Itaú, a empresa Giassi.com, ao Depósito de Bebidas Içarense. E pelo que parece as ações são realizadas por uma mais quadrilha organizada de outris municípios. Também tem os casos de assassinatos não resolvidos. Isso é uma prova que Içara deixou de ser um povoado de 10 mil habitantes, onde todos se conheciam e se tranformou numa cidade com mais de 60 mil habitantes, onde o perigo é constante e todo o cuidado é pouco.

A falta de segurança é problema que deve ser discutido bem mais de perto pelos órgãos competentes como forma de dar tranquilidade a comunidade e amendrontar os meliantes.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

terça-feira, 28 de julho de 2009

ESPORTES - "Brincando nas Férias" agitou ontem a Praça da Juventude

O Projeto Brincando nas Férias, coordenado pela Fundação Municipal de Esportes (FME), ganhou uma nova edição na tarde desta segunda-feira, na Praça da Juventude Fernando Pacheco, em Içara.

As pessoas presentes receberam recreações de pernas-de-pau e cama-elástica, e também práticas esportivas de vôlei, de futsal, de streetball de tênis de mesa, de xadrez e mini-tênis.

As modalidades também fazem parte do projeto itinerante, o Mesa do Prefeito, que ficará por duas semanas no coração administrativo da cidade, dando assim mais opção esportiva aos jovensde férias.

Foto: Djonatha Geremias (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

ESPORTES - Barracão e Praia fazem final no grupo titular

Neste final de semana foi realizado os jogos de volta do Campeonato Içarense de Futebol, os times que tiveram o melhor aproveitamento nos jogos de ida conseguiram a classificação.

Assim como no Aspirante, se classificaram os titulares que possuíam vantagem no returno das semifinais do Campeonato Içarense.

O Barracão, que poderia perder por até um gol de diferença, aplicou no domingo, uma goleada de 4 a 0 no Vila Nova. E, o Praia venceu no Estádio da Colina o time da casa, Barão, por 3 a 1.

Com isso, a final terá Barracão x Praia, sendo o primeiro jogo no campo do time que tem a melhor campanha, o Barracão. O segundo e último confronto do Municipal será no Estádio Dego Rocha, no Centro de Içara.

Pelo outro lado, no aspirante. No returno das semifinais, os aspiras do Barracão e do São José confirmaram o favoretismo à classificação. É que no domingo, as duas equipes venceram os adversários da terceira fase do Campeonato Içarense.

Para o time da casa, o Barracão, Jhonni marcou dois gols. E o placar ainda foi completado por Gariba, atuante no mesmo plantel. Já no Estádio da Colina, no bairro Aurora, o Barra Velha novamente não balançou a rede. Já o São José marcou dois gols. E assim, conquistou a segunda vaga para a final.

Agora os times começam a se posicionar com o único objetivo garantir um bom resultado nas partidas de ida.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

VARIEDADES - Terceiro Festival da Música e da Integração Catarinense


Em 2009, acontece o terceiro Femic, por enquanto, apenas um candidato de içara se inscreveu. Confira um pouco mais sobre esse festival que faz sucesso entre os músicos catarinenses.

Vem aí o Terceiro Festival da Música e da Integração Catarinense (Femic). As inscrições foram prorrogadas até o dia 14 de agosto.

Segundo o site oficial (www.femic.com.br), o evento estadual foi idealizado pelo cantor, guitarrista e produtor catarinense Luiz Meira.

Até agora, foram 946 inscrições, dispostas em 36 Secretarias de Desenvolvimento Regionais de Santa Catarina.

Na Regional de Criciúma, são 51 inscrições, sendo um deles içarense. Dilnei Manoel deve participar do Femic com a música “Laços de Amizade”.

As inscrições são primeiramente feitas pela Internet e depois os interessados precisam fazer a confirmação comparecendo à SDR correspondente.

Dilnei Manoel ainda não confirmou a inscrição, segundo informações da coordenação do Femic em Criciúma.

O Femic acontece no período de junho a novembro de 2009, primeiramente em etapas regionais e depois em semi-finais, quando serão classificados 24 músicas para a etapa final.

O vencedor leva R$ 30 mil e os finalistas farão uma turnê pelo estado cata-rinense, o que é um diferencial em relação às duas primeiras edições do Festival de Música Femic.

Por ser um evento que nasceu a partir de uma visão democratizante, o Femic é um festival de abrangência estadual, com estilo musical livre, respeitando a pluralidade cultural de Santa Catarina e dando a cada um dos artistas a oportunidade para mostrar seu talento.

Segundo o idealizador, os objetivos principais do Femic é criar espaço para que os cantores e compositores do estado mostrem seu trabalho ao grande público e com isso fortalecer o mercado catarinense de música.

Fotos: Site Oficial do Femic (Divulgação)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍCIA - Ladrões arrombam sede da FME e furtam telefone

Uma das portas de acesso à sala da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Içara foi arrombada na madrugada de quarta-feira, dia 22, e ainda não foi concertado.

Os ladrões levaram um telefone celular e outro convencional.

Até agora, o responsável pelo furto ainda não foi encontrado.

Pelas pistas deixadas, a única certeza que a direção da autarquia municipal tem é que a pessoa dormiu no interior do prédio, sobre um colchonete.

Foto: Djonatha Geremias (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍCIA - Motorista dorme e colide com poste na SC-444

Motorista alcoolizado dormiu ao volante e colidiu contra um poste na Rodovia SC-444 na madrugada de sábado.

L.C.S., 18 anos, conduzia um Renault Scenic, de placas MBG-5574, de Içara, por volta das 3h20min da madrugada de sábado, na Rodovia Estadual SC-444, km 4,450, no sentido Criciúma-Içara, quando atravessou a pista e colidiu contra um poste.

Após a chegada da Polícia Rodoviária Militar Estadual (PMRv) de Içara, o motorista, que nada sofreu, alegou ter dormido ao volante.

Com confirmação de testemunhas, o rapaz apresentava visíveis sinais de embriaguez, no jeito de falar e andar, informou a PRMv. Além de ter que bancar o prejuízo no veículo, ele se responsabilizou pelos danos causados.

Na manhã de segunda-feira, funcionários da Cooperaliança substituiram o poste quebrado. O acidente não provou danos na rede elétrica.

Foto: Djonatha Geremias (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍCIA - Mais dois caça-níqueis são apreendidos pela PM de Içara

Após denúncia de populares, mais um bar recebeu a fiscalização inesperada da Polícia Militar de Içara, onde foram apreendidas mais duas máquinas caça-níqueis, no sábado, dia 25.

A guarnição do Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT), da Polícia Militar (PM) de Içara, apreendeu sábado duas máquinas caça-níqueis no Distrito Balneário Rincão.

O PPT recebeu a denúncia de populares, no dia 25 de julho, de que haveria máquinas caça-níqueis (jogos ilegais no Brasil) em um bar das proximidades, o Bar Catinga, na Rua Getúlio Vargas.

Por volta das 10h50min, a guarnição chegou ao local e abordou a proprietária do bar, R.G.L., de 44 anos.

O bar possui uma sala anexa, onde foram encontradas duas máquinas caça-níqueis.

A mulher alegou que a sala ao lado foi locada por um homem de Araranguá, que ela desconhecia, não fazendo ideia de o que havia no local.

Não encontrando o tal sujeito, a proprietária foi responsabilizada, um termo circunstanciado foi lavrado e ela terá de se apresentar ao juíz em breve.

Uma nota de R$ 10,00 que estava em uma das máquinas foi apreendida.

Foto: Djonatha Geremias (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Içara: Mudanças na Avenida Procópio Lima

Atenção motoristas, a partir desta terça-feira, o trânsito começa a mudar nas duas pistas da Avenida Procópio Lima, no Centro de Içara.

Antes, ambas as pistas eram de mão-dupla, isto é, trafegável nos dois sentidos. Agora, cada pista terá o próprio sentido.

O coordenador do Departamento de Trânsito de Içara, Eduardo de Mello Ferreira, explica que a pista da avenida que fica mais próxima do Centro terá o tráfego apenas no sentido Praça da Juventude-Rodoviária e a outra pista, mais próxima da Rodovia Estadual SC-444, será no sentido Rodoviária-Praça da Juventude.

“Na verdade, a Avenida Procópio Lima volta a ser como era antes”, explica o coordenador.

A partir de hoje, os ônibus do Expresso Coletivo Içarense começarão a seguir a nova rota.

Para os motoristas em geral, o prazo de adaptação será de um mês.

Nesse meio tempo, o Departamento Municipal de Trânsito irá alterar a sinalização do local e, junto à Imprensa e à Polícia Militar, fazer um programa de auxílio aos motoristas, informando e direcionando-os até que o trânsito se normalize.

A partir dos 30 dias, quem não se adaptar à nova trafegabilidade estará sujeito a multas.

Quanto às pinturas das faixas de pedestres e dos novos estacionamentos públicos, o coordenador do Departamento Municipal de Trânsito explica que mais de 70% do total já está pronto, o que se pode facilmente verificar pelas ruas no Centro de Içara.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Içarense suspeito de estar com Gripe A recebe alta

Foi liberado do Hospital São Donato, em Içara, E.B.M., homem de 33 anos, E.B.M, que apresentava sintomas da Gripe A, que estava internado desde a semana passada.

Entretanto, segundo a técnica em enfermagem da Vigilância Epidemiológica de Içara, Vera Lúcia Amaral, o resultado que confirmaria se ele contraiu ou não o vírus H1N1 (responsável pela Gripe A) ainda não foi emitido pelo Laboratório Lacen, de Florianópolis, que está analisando o caso do paciente e que ficou de enviar os resultados até ontem, dia 27.

Segundo a diretora administrativa do hospital, Morgana Zock, o paciente não tem motivos para continuar internado, já que ele não apresentava mais os sintomas da doença (tosse, febre, falta de ar e dores abdominais). “Ele poderá continuar de quarentena em casa”, finalizou ela.

O novo Boletim Epidemiológico da Gripe A no Brasil informa que, de 25 de abril a 18 de julho, foram notificados 8.328 casos suspeitos de algum tipo de gripe no país, com maior concentração nas Regiões Sul e Sudeste, corroborando com a ocorrência esperada de casos de síndrome gripal para essa estação do ano.

Desse total, 18,8% foram confirmados para H1N1 6,34% para gripe sazonal.

Foto: Djonatha Geremias (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Rua do Canto é bloqueada com carros e tratores por moradores

Ontem pela manhã, moradores e vereador barraram uma rua-de-chão no Bairro Poço Oito, em Içara, devido à buracos e poeira. Em menos de uma hora, Secretário de Obras resolveu o caso.

A rua de chão batido, popularmente conhecida como Rua do Canto, no bairro Poço Oito, em Içara, foi interditada por moradores na manhã de ontem.

Com apoio do vereador Neuzi Berto Silveira, eles alegaram haver muitos buracos e que o pó atrapalha a vida dos moradores.

Segundo um dos moradores e ativista do movimento, Avelino Vieira, aposentado de 60 anos e cunhado do vereador, há cerca de sete barreiras de cerâmica na localidade, por onde passam diariamente dezenas de caminhões pesados, que fazem as casas tremerem e as ruas ficarem deformadas.

A barreira foi composta, de aproximidamente 20 a 30 veículos, além de cinco tratores, tratando-se de uma área rural.

A paralisação, que teve ínício por volta das 8h20min, não durou mais do que uma hora.

Segundo Vieira, o secretário de Obras, José Eloir do Nascimento, esteve no local e prometeu que o patrolamento seria efetuado ainda no dia de ontem, ou mais tardar nesta terça-feira.

O vereador confirmou, junto ao secretário de Obras, os serviços de reparos da rua.

Segundo uma outra moradora, que não quis se identificar, “quando ‘eles’ querem, eles fazem e rápido as coisas”, conta.

A Rua do Canto também é popular porque é dá acesso fazenda do ex-prefeito Arthur Zanolli.

Fotos: Vereador Neuzi Silveira (Divulgação)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍTICA - Liminar tira Içara da lista de devedores

Foi publicada nesta segunda-feira, a liminar obtida pela Administração Municipal de Içara na sexta-feira, junto à Delegacia Regional do Trabalho exigindo a exclusão do Cadastro Único de Exigências para Transferência.

A inclusão no cadastro ocoreu em função do não depósito de valores relacionados ao FGTS de professores ACT´s no período entre 2000 e 2007, pela administração anterior.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍTICA - BB pode efetuar assinatura de contrato nesta quarta-feira

O contrato de saneamento básico de recurso proveniente do PAC ( Program de Aceleração de Crescimento), de R$ 10 milhões, deverá ser assinado, após reunião com a superintendência do banco.

Parece que a novela envolvendo os R$ 10 milhões disponíveis no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) está nos capítulos finais.

O montante, somado à contrapartida de R$ 2,5 milhões da Administração Municipal de Içara, através do Sistema Autônomo Municipal de água e Esgoto (Samae), será aplicado na criação de um sistema de coleta e tratamento de esgoto no Centro e bairros da cidade.

O único entrave é a falta de uma assinatura da gerência de Içara do Banco do Brasil/BESC, que é avalista no convênio. A administração anterior, após as eleições, não se preocupou em mandar o processo adiante, ato irresponsável que quase fez perder a verba, informa o Samae.

Nesta segunda-feira, o presidente do Samae, José Zanolli, esteve reunido com superintendente estadual do Banco do Brasil, José Carlos Reis da Silva, em Florianópolis, para dar um fim no impasse.

O encontro foi intermediado diretamente pelo assessor do Ministério das Cidades, Júlio Héctor Marim, que esteve reunido com a direção do Samae no dia 21.

Zanolli antecipa que uma outra reunião vai acontecer nesta quarta-feira, no gabinete do prefeito, em Içara com o superintendente estadual e mais representantes da agência local. “Acredito que vamos chegar a uma solução para esse problema que se arrasta há quase um ano”, concluiu o presidente do Samae.

Passando esta etapa o Samae deve refazer o projeto que está faltando dados de tubulações.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

COLUNISTA - Walterney RÉUS: Canta Deus

Lhes vou confessar,
Um segredo, um tormento...
Qual uma sina, um sofrimento...
É uma angústia que não quer passar.

Existe um eterno momento, preso num olhar?
Algo que há de para sempre durar?
Uma monoideia?
Um único pensamento?
Um sentir aquilo que não se pode usar?

Quantas vozes meu peito consegue albergar?
Quantas perguntas meu cérebro,
Dormindo,
Consegue formular?

O que é que há?
Que sons ajuntados são esses?
Sufocando como uma tuba,
Um piano que tenta solar?
SOLAR!

Deus-Pai, que me venha o sol.
Com suas vestes e dourados bordões,
Com sua composição de escol,
Evanescendo minhas confissões...

Deus-Mãe, que me venha teu conforto,
Vibre, em mim,
O que vibra em Ti...
Um amor que não é torto.

Os dedos rápidos,
no violão merengue
Quanta névoa dissipam,
Quanta luz cintilam

Tudo, numa única canção.
A alma reencontra o coração.

CANTA DEUS!!!

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

ESPAÇO LIVRE - Qual é a origem da expressão “agora é que a porca vai torcer o rabo”?

“Agora é que a porca torce o rabo” é uma expressão usada para designar uma situação de extrema dificuldade, geralmente um momento de tomar uma decisão importante. Como a porca entrou nessa, é outra história.

De acordo com o professor Ari Riboldi, no seu livro "O Bode Expiatório", a frase provavelmente vem de um antigo modo de apartar porcos no chiqueiro, cena comum em nosso meio urbano ou rural.

A maneira mais prática de dominar o animal era pegá-lo pela cauda.

Ele reagia, torcendo o traseiro de um lado para o outro. Se o homem resistisse e não largasse a cauda, após várias voltas, o porco acabava indo para o lugar desejado.

Cabe lembrar que chiqueiro é o lugar de guardar os chicos, nome que os portugueses davam aos porcos. Chico não é a forma carinhosa de Francisco, embora assim seja usual no meio popular.

Por sua vez, a porca, que enrosca no parafuso, deve seu nome à semelhança com a anatomia do órgão genital do porco - em forma de parafuso - e da vagina da fêmea, internamente, tem forma rosqueada.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

CHARGE - Pavimentação de ruas já! (...Já?)

A charge possui direitos autorais, para reprodução desta ou de qualquer outra foto deste site, informe os créditos ou peça autorização pelo e-mail jornalicarense@gmail.com. Plágio é crime.

Charge: Jhow Jhow
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Edição 1672: EDITORIAL - Melhorias são necessárias já!

Dede que assumiu a Administração de Içara o Prefeito Gentil Dory da Luz vem passando um bocado com a comunidade içarense, que reivindica melhorias nas estradas, que na sua maioria, precisam de patrolamento e areão.

E para resolver esse problema de imediato é necessário que consiga a liberação de uma areira para que tenha material suficiente para solar as estradas de Içara. Outra necessidade é pavimentar as ruas dos bairros urbanos, que cresceram rapidamente e precisam de melhorias urgentes, melhorando assim o IDH (ìndice de Desevolvimento Humano) dos habitantes.

Em sete meses a Administração Municipal de Içara tem vários projetos na gaveta e outros a caminho, mas, até o momento, ainda não conseguiu pavimentar nenhuma rua.

A comunidade está na expectativa de que em 4 anos o Prefeito Gentil da Luz mude a cara de Içara e faça a cidade mais humana e aguarda, que, a partir de 2010, essas mudanças comecem a fluir.

Afinal, Içara está com 47 anos e precisa melhorar o visual e rapidamente.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

sábado, 25 de julho de 2009

VARIEDADES - Circo Bremer estreia nova tenda em Içara

Respeitável público chegou o Circo Bremer - Após um mês em Criciúma, o Circo Bremer se instala em Içara a convite da Administração Municipal e estreia nova lona e equipamentos, além de todas as consagradas atrações.

Em Içara, o tradicional Circo Bremer estreia a nova tenda e apresenta-se durante quatro dias, de sexta à segunda-feira, no Bairro Jardim Elizabete, próximo ao viaduto da Rodovia SC-444. Dependendo do movimento, o circo pode permanecer mais tempo, segundo o diretor artístico, Edimar Bremer.

Com 150 anos de tradição, o circo está chegando à 5ª geração da Família Bremer.

Além do adestrador de cavalos, Flavinho Bremer, os filhos de Edimar também são artistas, como Heloíse Bremer, nos bambolês, Melanie Bremer, trapezista, e a jovem atração, Luisinho Bremer, de 5 anos, no Globo da Morte.

Luisinho treina há cerca de 6 meses com uma moto pequena e já faz apresentações no temível globo com todos os equipamentos de proteção necessários, segundo o pai Edimar, cujô bisavô foi o primeiro a comandar o Circo.

O espetáculo tem cerca de duas horas de duração, com início às 20h30min de sexta, sábado, domingo e segunda-feira. No sábado, hoje, há uma sessão também às 18h. Já no domingo, amanhã, haverá um horário extra, às 16h.

Os ingressos são limitados. Eles custam R$ 10,00 para adultos e R$ 5,00 para crianças.

Além disso, a comunidade é convidada a visitar os animais do Circo Bremer gratuitamente. Enormes camelos, lhamas, avestruz e cavalos são alguns dos que se pode encontrar nos espetáculos.

“O circo é como uma engrenagem, juntando palhaços, malabaristas, trapezistas, animais treinados, entre muitas outras atrações”, comenta o diretor do circo, que finaliza: “Todo o espetáculo é a atração principal”.

Fotos: Djonatha Geremias (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍCIA - Motorista que colidiu contra ônibus estava embriagado

De acordo com a Polícia Militar de Içara, A.B.T., 42 anos, motorista do Ômega CMI-1080, de Içara, responsável pela colisão em um ônibus e um prédio no Centro, nesta quinta-feira, estava alcoolizado.

O teste de bafômetro foi realizado na Delegacia Civil de Içara, horas depois. Ele foi preso, mas pagou fiança, sendo liberado nesta sexta-feira. Mesmo assim, ele perdeu a carteira de motorista e o carro foi apreendido.

Por volta das 19h do dia 23, o motorista, do Ômega, de placas CMI-1080, trafegando em alta velocidade pela Rua Coronel Marcos Rovaris, colidiu com a lateral do ônibus do Expresso Coletivo Içarense, placas MFB-8625, que vinha de Criciúma, pela Avenida Procópio Lima em direção à Rodoviária, indo bater na lateral de um prédio.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍCIA - Passat colide em boca-de-lobo

O motorista do Passat, placas LXA-1631, de Içara, saiu da pista e colidiu com uma boca-de-lobo, no dia 22 de julho, atrás do Terminal Rodoviário de Içara, na Avenida Procópio Lima.

O condutor evadiu-se do local e a Polícia Militar acionou o caminhão de guincho que levou o carro por estar com documentação atrasada.

Foto: Djonatha Geremias (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍCIA - Infrações leves podem não mais pontuar na carteira

Projeto de Lei do senador Expedido Júnior (PR-RO) visa não mais descontar os tradicionais três ponstos na Carteira Nacional de Habilitação dos motoristas que cometem infrações leves.

Motoristas que cometem infrações consideradas leves pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) continuarão tendo de pagar multa, mas ficarão livres da pontuação — três pontos a cada ocorrência — nas Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH). Essa é a ideia proposta em Projeto de Lei apresentado pelo senador Expedito Júnior (PR-RO).

O texto é o mais recente entre os mais de 200 que tramitam no Congresso Nacional, prevendo alterações no CTB.

Não há prazo previsto para a apreciação em plenário.

De acordo com agentes municipais e estaduais de trânsito, as multas leves representam de 2% a 3% da arrecadação total.

O projeto, de número 327/09, foi apresentado no dia 15 de julho, dois dias antes do recesso parlamentar do Senado, e está aguardando o recebimento de emendas na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Ele altera o Artigo 259 do CTB, que trata da pontuação das multas. Segundo a justificativa apresentada pelo senador, “o combate às pequenas falhas no trânsito precisa de medidas educativas e preventivas, mais do que de punições drásticas’. De acordo com o parlamentar, os motoristas profissionais são particularmente impacta-dos com os pontos das multas leves, acumulando mais facilmente o total de 20, que leva à suspensão automática da CNH.

Foto: Djonatha Geremias (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Ponte quebrada no Jardim Silvana causa risco à pedestres

A ponte foi construída mas uma parte do passeio cedeu e se transformou em uma armadilha, aos pedestres que passam diariamente pelo local, que é de grande acesso a localidade.

A ponte da Rua Tiradentes, que dá acesso ao Bairro Jardim Silvana, está parcialmente quebrada. A calçada que passa pela ponte cedeu e os escombros são uma armadilha para quem passa pelo local, podendo levar diretamente para o córrego quem por ali passa.

Foi chamada à atenção da Secretaria de Obras pelo vereador do PSDB, André Mazuchello Jucoski, o Polakinho, através da Indicação (n° 259/09), em 20 de julho de 2009.

A justificativa é justamente devido ao risco que os pedestrem correm ao passar pela ponte e a realização dos serviços são de extrema urgência.

A ponte em questão fica nas proximidades da sede da associação dos funcionários da Cooperaliança.

Segundo Adelor Pacheco, que é funcionário da Secretaria de Obras, será feita uma averiguação no local na segunda-feira. Ele acrescentou que vai passar o recado ao secretário José Eloir Nascimento, quando retornar de Florianópolis.

Após a matéria no Jornal Içarense de quarta-feira, dia 22, que retratava os buracos nas Ruas Henrique Lage e José Alencar, no Bairro Primeiro de Maio, a Secretaria de Obras providenciou os serviços de reparos.

A Secretaria de Obras não pode ficar esperando as reclamações dos moradores ou da Câmara de Vereadores e o mais prudente é fazer um mutirão pelas ruas do município, que em uma grande parte estão em péssimo estado de trafegabilidade.

Fotos: Djonatha Geremias (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍTICA - Presidente da Associação do 1° de Maio não abre do posto de saúde

Uma comissão da Associação de Moradores do Bairro Primeiro de Maio deverá se reunir com os representantes do Legislativo e do Executivo de Içara para discutir sobre a construção do Posto de Saúde da Família (PSFs) que pode ser levado para outro bairro.

De acordo com o presidente da entidade, Fabiano Possamai Manarin, o recurso para a obra já havia sido prometido pelo secretário de Saúde do Estado, Dado Cherem (PSDB), em uma entrevista a uma rádio da região. Porém, segundo o Manarin, a Administração Municipal tenta desviar a verba para construção de uma unidade, na Zona Sul do Distrito Balneário Rincão.

O Secretário de Governo, Jairo Celoy Custódio (PMDB), informou que o Conselho Regional de Saúde da Secretaria Regional de Criciúma, aprovaram a construção de três unidades de saúde. “Dentro de 60 dias serão construídos postos nos bairros Jardim Elizabete, Zona Sul do Balneário Rincão e Primeiro de Maio”, informa Custódio.

Porém, segundo a assessoria de imprensa de Cherem, o conselho aprovou os três postos, contudo até o momento, há apenas a liberação de verba de R$ 400 mil para construção de dois PSF’s, o do Jardim Elizabete e do Primeiro de Maio, enquanto o da Zona Sul do Rincão ainda terá que ser feito o processo de licitação.

A associação de moradores se reuniu na quarta-feira para discutir io assunto e aprovou os nomes dos membros da comissão.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍTICA - Caravana do Partido Progressista passará em Içara em Outubro

Nesta semana, a caravana progressista passou por Criciúma e Araranguá onde homenageou o vice-prefeito criciumense Marcio Búrigo e o prefeito araranguaense Mariano Mazzuco, ambos do PP.

A Caravana do Partido Progressista (PP) que visita todas as regiões de Santa Catarina, passou nesta quinta-feira, dia 22, em Criciúma, e ontem, em Araranguá, para se fortalecer para as eleição de 2010.

O PP homenageou o vice-prefeito de Criciúma, Márcio Búrigo, com outras lideranças progressistas da região que obtiveram sucesso nas eleições municipais do ano passado.

Estiveram presentes no encontro a Deputada Federal Ângela Amin, o esposo e ex-governador de Santa Catarina, Esperidião Amin, além de secretário do Saneamento Básico do Ministério das Cidades, Leodegar Tiskostki, o pré-candidato à governador, Hugo Bihl e demais lideranças do PP do Sul.

Aproveitando a oportunidade, Ângela também colocou o nome a disposição da sigla como pré-candidata ao governo do estado, porém comentou que ainda é muito cedo para se pronunciar.

O presidente do partido progressista de Içara, Arnaldo Lodetti Júnior, avaliou a caravana. “Foi muito positivo o encontro, nunca havíamos feito um assim, é um bom diferencial dos outros pleitos e uma forma para aproximar os simpatizantes do partido”, comenta.

Está previsto que a Cara-vana do PP passará em Içara em outubro, afim de mobilizar os progressistas do município para as próximas eleições.

Fotos: Bruno Dal Pont (Divulgação)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

COLUNISTA - Viviane MARAGNO: Síndro de Peter Pan

São pessoas com mais de 30 anos, que somente querem ficar com adolescentes.

Sabe aqueles caras que já passaram dos 30, mas ainda agem, pensam e se vestem como se tivessem 15 anos? Aqueles caras que têm idade para ser seu pai, mas continuam frequentando baladas, raves e, o pior, querendo ficar apenas com meninas adolescentes?

Hoje, esse tipo de comportamento já tem uma explicação: trata-se de um problema psicológico, chamado Síndrome de Peter Pan.

Características da Síndrome do Peter Pan:

• Fugir das responsabilidades;
• Não pensar em sair da casa dos pais por comodidade;
• Ter pavor a compromissos;
• Usar roupas comuns a adolescentes;
• Frequentar baladas e raves onde o público jovem é dominante;
• Usar gírias;
• Interessar-se somente por garotas mais novas.

Essa patologia atinge principalmente homens mais velhos, mas é na juventude que ela começa a se desenvolver. É comum nos dias de hoje os adolescentes adiarem cada vez mais as responsabilidades. Muitos começam a trabalhar só depois que terminam a faculdade, evitam compromissos e só querem curtir a vida.

Segundo o educador Wagner Israel, as razões para a síndrome são:

• Pais super protetores que não atribuem responsabilidades aos filhos, coisa que de deve começar desde cedo;
• Controle e a segurança que os pais exercem dentro da própria casa. “Eles são os chefes da família e não podem deixar transparecer fraquezas ou instabilidades. O jovem precisa sentir nos pais segurança e firmeza nas decisões para que os tenham como referenciais e tornem-se adultos mais seguros”, afirma o educador;
• Pais que costumam dar muito dinheiro e bens materiais aos filhos, evitando que se esforcem à conseguirem o que querem.

Crescer é necessário

A adolescência é o período determinante para o não desenvolvimento da doença. Se você é daqueles que adora reclamar das cobranças e responsabilidades delegadas pelos pais, desencana! Agradeça e lembre-se que isso será muito importante para a formação futura, afinal você não quer ser um garotão por toda vida? Não amadurecer pode fazer você deixar de curtir a fase adulta, que também tem sua graça. O ideal é aproveitar tudo ao seu tempo.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

CHARGE - Posto de Saúde do... Rincão ou Primeiro de Maio?

A charge possui direitos autorais, para reprodução desta ou de qualquer outra foto deste site, informe os créditos ou peça autorização pelo e-mail jornalicarense@gmail.com. Plágio é crime.

Charge: Jhow Jhow
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

FLASH JI - Bombeiros de Içara fazem simulação de incêndio

O Corpo de Bombeiros de Içara realizou uma simulação de incêndio na Farben Tintas, no Bairro Aurora, nesta sexta-feira.

Foto: Djonatha Geremias (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Edição 1671: EDITORIAL - PP começa a dar as caras

Há um pouco mais de ano das eleições estaduais, o Partido Progressista (PP) de Santa Catarina colocou o pé na estrada visando recuperar o comando do Palácio Barriga Verde. A meta é coligar com o Partido dos Trabalhadores (PT) e tentar trazer o Partido Social da Democracia Brasileira (PSDB), que hoje faz parte da Tríplice Alíança (PMDB/DEM/PSDB).

O primeiro encontro da Caravana do PP ocorreu em Criciúma e depois foi a vez de Araranguá receber os progressistas.

Como forma de levantar o brio dos progressistas do município, seria importante que a caravana tivesse passado por Içara, mas, infelizmente, faltou um pouco de empenho das lideranças municipais, como o ex-prefeito de Içara, Heitor Valvassori, e o presidente municipal da sigla, Arnaldo Lodetti Júnior.

Se o PP procurar fazer uma campanha em nome dos candidatos vai ser um forte concorrente, mas, se procurar o caminho de ficar jogando pedra no telhado do vizinho, pode receber de troco uma pedra bem maior e ter que recolher os cacos em 2010.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

sexta-feira, 24 de julho de 2009

VARIEDADES - Mara Financiamentos auxilia aposentados e pensionistas de Içara

Localizada no coração de Içara, a empresa Mara Financiamentos auxilia, há mais de cinco anos, os içarenses com empréstimos, refinanciamentos e comprando dívidas de qualquer banco.

A empresa Mara Empréstimos e Financiamentos é credenciada às seguintes instituições bancárias: Banco de Minas Gerais (BMG), Banco Votorantin (BV), Cruzeiro do Sul, BGN, Mercantil e Bonsucesso.

O objetivo é disponibilizar auxílios financeiros a pensionistas, aposentados e servidores públicos de todas as esferas de poder (especialmente aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social).

Segundo a proprietária, Mara Rúbia Maria Modolon Lima, o foco principal da empresa é na modalidade de empréstimo em consignação na folha de pagamento.

Mara Empréstimo Assessoria de Empréstimos ainda trabalha nos refinanciamentos pelo BMG, comprando dívidas de quaisquer bancos.

Há mais de cinco anos no mercado, o empreendimento de Mara já se credenciou, por oferecer segurança e honestidade nos negócios que tem desenvolvido na região.

A empresa é administrada por Mara Modolon, que procura personalizar o atendimento a cada dos clientes da empresa.

Mara Empréstimos e Financiamentos fica estabelecida na Praça Matriz São Donato, no Centro de Içara, na Sala 290, ao lado da Organização Lima, próximo à Igreja Matriz São Donato.

Quem quiser mais informações a respeito dos serviços de Mara Empréstimos e Financiamentos, pode ligar no telefone (48) 3432-7486.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍCIA - Imprudência causa acidente na Marcos Rovaris

No fim da tarde de ontem, por volta das 19h, foi registardo mais um acidente no Centro de Içara.

A.B.T., 42 anos, conduzia o Omega, placas CMI-1080, de Içara, conduzido pela Rua Coronel Marcos Rovaris, em alta velocidade, e quando foi entrar na Avenida Procópio Lima, deu de frente com o ônibus da Expresso Coletivo Içarense, placas MFB-8625, de Içara, que vinha de Criciúma.

O condutor do automóvel não conseguiu dar conta da curva, bateu na frente do onibus e acabou colidindo em uma casa de dois pisos.

De acordo com informações repassadas pela Polícia Militar não houve feridos, apenas danos materias, sendo que o maior prejuízo foi no carro. Os passageiros do coletivo, depois do susto, seguiram em viagem.

Não foi feito teste de bafômetro com o motorista.

Foto: Alex Cichella (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍCIA - Dono do carro encontrado em lagoa foi vítima de assalto

O veículo achado, no fim de semana em uma lagoa, pertencia a um aposentado que o havia comprado há poucos dias e foi vítima de assalto a mão armada. O carro pode já ter sido furtado.

O aposentado criciumense Osni Nazário é o proprietário do Renault Scenic branco encontrado por populares na terça-feira, dia 21, em um lago na divisa entre o Balneário Rincão, em Içara, e Ihas, em Araranguá.

Ele ficou sabendo por um casal amigo, que passava no momento em que o veículo era retirado do riacho por um guincho.

O roubo ocorreu, no domingo a noite, em Criciúma, por dois homens armados, que renderam Nazário e a esposa, dentro de casa. Antes de levar o veículo, os ladrões prenderam o casal no banheiro.

A Polícia Militar de Içara acionou a empresa de guinchos, que fez a retirada de dentro da lagoa (que descarrega água do Rio Mãe Luzia para a Barra das Ilhas).

Tanto a Polícia Militar quanto a Cívil fizeram uma busca e comprovaram que o veículo tinha registro de furto no dia 19 de julho.

Nazário reclama que não foi informado, nem pela Polícia Civil e nem pela Militar que o veículo havia sido recuperado.

O carro placas MEI-4920, de Içara, licenciado em 2008, no nome de Antônio Camilo Pinheiro Neto, foi vendido há 15 dias para Osni Nazário.

A Polícia Civil está investigando o caso e não deu maiores informações.

Fotos: Djonatha Geremias (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Em Joinville, Içara prestigia festival de dança

Os profissionais da Educação, da Cultura e do Peti e mais um grupo de estudantes do Município de Içara prestigiaram o 27º Festival de Dança de Joinville. A viagem serviu como aprendizado principalmente para o Departamento de Cultura que poderá ampliar as ações já desenvolvidas dentro do tema dança.

De acordo com as participantes durante as apresentações foi possível presenciar um espetáculo de cultura e beleza, nos gêneros dança contemporânea, dança de rua, balé clássico, street dance, danças populares, sapateado, jazz em palcos abertos e teatros espalhados simultaneamente por toda a cidade.

“Em cada movimento os espectadores foram contagiados pela emoção da arte em evolução”, declarou Andréia Custodio Lino, Coordenadora Municipal dos CEIs.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Conselho da Indústria e Comércio visa rever legislação

A Associação Beneficente Família Feliz realizou uma palestra na sede da entidade para famílias carentes cadastradas, que no final do encontro receberam cestas básicas. O recado foi dado pela assistente social Ana Silva Simon.

A doação dos alimentos é um caso emergencial que famílias carentes recebem, por um prazo determinado, para que possam se manter até que consigam a própria sobrevivência.

A assistente social visitará todas famílias cadastradas para fazer o estudo sócio-econômico, para verificar de perto, a situação de cada uma delas.

De acordo com o presidente da Família Feliz, Daniel Fernandes, a entidade tem sempre buscado auxiliar com doações de agasalhos e cestas básicas no sentido de melhorar as vidas dessas pessoas. E para isso acontecer tem recebido ajuda de voluntários que auxiliam com contribuições espontânea.

“Os serviços realizados pela diretoria da Família Feliz são trabalhos de muita seriedade e de responsabilidade", relata a assistente social.

Fernandes agradece as pessoas que ajudam a entidade com doações e serviços, e para quem não conhece o trabalho da Família Feliz ressalta que as portas estão sempre abertas para recebê-los.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Diretoria da Apae pretende acelerar obras de ampliação

As obras da Escola Especial Sonho Dourado, que até então estavam em ritmo lentos, devem ser aceleradas com as contratações de novos funcionários, ainda na semana que vem.

Com as contratações de um pedreiro e um servente de pedreiro a a diretoria da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Içara, Escola Especial Sonho Dourado, espera que agilize o andamento das obras de ampliação da instituição.

Chegaram os recursos de convênios firmados o que possibilitará as contratações e com isso, continuação dos serviços.

Segundo a diretora da escola, Clair Martinello Faraco, o andamento da construção estava “devagar e sempre”, isto é, em um ritmo lento, mas sem interrupções.

O novo prédio, que está sendo construido desde março deste ano (após um ano de interrupção, por falta de recursos), servirá para ampliar o espaço de atendimento da equipe técnica, inclusive com novas salas de aula.

“Há uma sobreposição no presente estado da escola, isto é, muitos funcionários de diferentes áreas atuando na mesma sala", esclarece a diretora.

A presidente da Apae, Emília Valvassori, estima que o custo da execução gire em torno de R$ 600 mil, mas que a obra será realizada por etapas e não toda de uma vez.

Não há uma data esperada para o término da ampliação, mas Clair acredita que ainda este ano estará concluída.

Foto: Djonatha Geremias (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍTICA - AMREC perderá força com saída de municípios

A Associção dos municípios da Região Carbonifera (AMREC) esta na expectativa de perder mais um municipio para nova associção criada na semana passada em uma reunião nas dependências Centro Universitário Barriga Verde, em Orleans.

A cidade de Orleans já confirmou a saída, enquanto Treviso e Lauro Müller, ainda estão pensando se trocam a Amrec pela Associação dos Municípios da Serra Catarinense.

Com isso a Região Carbonifera poderá perder parte da força política. Atualmente, conta com 11 municípios, porém se a decisão for favorável passará a contar agora com apenas 8 cidades: Criciúma, Içara, Morro da Fumaça, Siderópolis, Forquilhina, Cocal do Sul, Nova Veneza e Urussanga.

Além da AMREC, a Associação dos Municipios da Região de Laguna (AMUREL) também perdeu cinco componentes: Grão Pará, Pedras Grandes, Santa Rosa de Lima, Gravatal e Armazém, já confirmaram entrada na nova associação de municípios.

Intitulada de AMUSC, a Associação dos municípios da Serra Catarinense poderá ainda ter a filiação de Lauro Müller, Treviso e São Ludgero, cujos prefeitos ficaram de consultar a Câmaras de Vereadores e Associações Comerciais e Industrial para obter uma opinião mais detalhada sobre o assunto.

O reitor da Unibave, o professor Celso Oliveira de Souza, fez questão de ressaltar, que a universidade dará todo o apoio técnico que for necessário para a nova associação e disponibilizou desde já um terreno para a construção da sede da AMUSC.

A nova associação deve ter a participação de 12 municípios.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍTICA - Diretora de escola do Bairro Marili compara Gentil à JK

O prefeito Gentil da Luz durante o Projeto Mesa do prefeito no bairro Marili, foi comparado pela diretora da Escola Dimer Pizzetti ao ex-presidente do Brasil Jucelino Kubitschek.

Os moradores das comunidades vizinhas ao Bairro Marili em Içara passaram a quinta-feira (23) recebendo atendimentos de saúde e serviços de assistência social. Os mutirões fazem parte do Projeto Mesa do Prefeito, criado pela Administração municipal para aproximar o governo do cidadão.

Médicos e enfermeiros atenderam no centro comunitário do Bairro Marili e cerca de 200 pessoas se consultaram e fizeram exames e outros 150 moradores aproveitaram para fazer documentos de identidade e carteira profissional.

“Já visitamos diversos bairros e esta semana é a vez das comunidades do Marili, Liri, Lima, Casagrande e Centenário. O envolvimento da prefeitura com os cidadãos é imprescindível para melhorar a qualidade de vida da população”, destacou o prefeito Gentil da Luz.

Na ação comum da passagem do Mesa pelo bairro, na noite de quarta-feira, o prefeito esteve reunido com moradores do Centenário falando sobre as propostas da Administração Municipal para agricultura, habitação entre outras áreas.

A diretora da Escola Ensino Fundamental Dimer Pizzetti, Matilde Bitencourt Zilli, elogiou o governo de Gentil da Luz e do vice José Zanolli pela iniciativa de estar junto da comunidade. “Gentil lembra o ex-presidente JK, que fez uma grande administração na Presidência da República, 50 anos em cinco e Gentil fará 40 anos em quatro”, sublinhou.

Além de estarem toda a semana visitando o bairro e ouvindo os moradores, o prefeito e vice-prefeito, também supervisionam as benfeitorias proporcionadas pelas Secretarias da Administração durante a semana do projeto Mesa do Prefeito na comunidade.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

COLUNISTA - Marion SILVEIRA: Desconto do IR das ações judiciais previdenciárias devem ser devolvidas

>Em decisão recente, o Superior Tribunal de Justiça decidiu que o cálculo do Imposto de renda (IR) sobre os rendimentos pagos acumuladamente com atraso devido a decisão judicial deve se basear nas tabelas e alíquotas das épocas próprias as dos rendimentos.

Nada mais justo pois, a retenção na fonte deve observar a renda que teria sido obtida mês a mês pelo contribuinte e não o rendimento total acumulado recebido em razão de decisão judicial.

Sempre que ocorre uma açao judicial previdenciária com êxito fica evidente o erro da administração, não sendo justo o aposentado já lesado ter que recolher imposto de renda sobre ovalor do montante que deveria ser pago na época devida, que na maioria dos casos não incidiria em Imposto de Renda.

A questão foi definida no recurso especial de um contribuinte contra decisão da Justiça Federal da 4ª Região que, dando razão ao Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS), entendeu ser possível reter o Imposto de renda referente a valores decorrentes de decisões judiciais.

O ministro Arnaldo Esteves Lima, relator do caso no STJ, destacou que o Supremo já tem jurisprudência firmada reconhecendo a impossibilidade de a autarquia reter Imposto de Renda na fonte quando o reconhecimento do benefício ou de eventuais diferenças não resulta de ato voluntário do devedor, mas apenas de uma imposição judicial.

Para o relator, a cumulação de valores em um patamar sobre o qual legitimamente incidiria o imposto só ocorreu porque o INSS deixou de reconhecer, no tempo e modos devidos, o direito dos segurados. Assim, entende, seria “censurável transferir aos segurados os efeitos da mora exclusiva da autarquia”.

Acompanhado à unanimidade pelos demais integrantes da Quinta Turma, o ministro afastou a retenção do imposto de renda na fonte e determinou a devolução dos valores aos segurados que apresentaram o recurso especial no mesmo processo judicial.

Os segurados que impetraram ação judicial e tiveram que recolher imposto de renda sobre o montante da ação podem pedir devolução destes valores a união, já que este é o justo entendimento do Tribunal de Justiça lhe garante este direito.

Até a proxima semana com mais um assunto de interesse de todos os trabalhadores e aposentado de Içaras.

Fonte: Supremo Tribunal de Justiça (STJ)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Edição 1670: EDITORIAL - Vamos limpar o guarda-roupa e aquecer o inverno dos menos favorecidos de Içara

Cada vez que inicia o frio é uma prática comum no Brasil entidades governamentais e não-governamentais promoverem campanhas de agasalhos para servir as pessoas carentes.

E o brasileiro, que tem um coração solidários, sempre dá a sua contribuição doando agasalhos e alimentos não perecíveis.

Muitos anônimos neste país, longe da mídia, levam um pouco de carinho e de amor a outros milhões de anônimos que moram nas ruas, embaixo das pontes e casas construídas com papelão. Com esse frio cortante dói o coração em saber que, enquanto temos casa, cobertor e roupas para nos aquecer muitos não tem esse previlégio. Vamos limpar o guarda-roupa e aquecer a vida dos menos favorecidos.

As campanhas são de extrema importância, mas deveriam ser estendidas em outras épocas do ano, não somente no inverno, pois as famílias menos abastadas carecem de ajuda periodicamente e não paliativamente.

Toda ajuda de coração é bem vinda, mas, quem dá com uma mão pedindo algo com a outra, está na contramão da ação. E como.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.